Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
CORONAVÍRUS - Saiba mais aqui
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Campeões catarinenses da história

Figueirense é o maior vencedor com 18 títulos
João Nassif
Por João Nassif 26/02/2020 - 15:54

De 1924 quando foi disputado pela primeira vez, o campeonato catarinense teve várias denominações até chegar em 2020 como série A. Nas suas quatro primeiras edições era disputado somente por clubes de Florianópolis.

Externato-campeão catarinense de 1925

De 1924 até 1985 foi disputado com o nome de Campeonato Catarinense e não foi realizado apenas em 1946 pelo fato da Federação Catarinense de Desportos ter sido penalizada pela CBD por ter se recusado a enfrentar a seleção paranaense no Campeonato Brasileiro de Seleções. As atividades do futebol profissional em Santa Catarina foram suspensas por um ano. Em 1933 o campeonato não chegou ao final.

O Avaí foi o maior vencedor nas 59 edições do Campeonato Catarinense com 11 títulos. O Joinville foi nove vezes campeão e o Figueirense oito. Metropol e América de Joinville conquistaram cinco títulos cada um, o Caxias também de Joinville foi três vezes campeão, o Hercílio Luz de Tubarão e o Olímpico de Blumenau duas. Foram campeões apenas uma vez o Externato, o Catarinense e o Paula Ramos de Florianópolis, o Lauro Muller, o CIP de Itajaí, o Ipiranga de São Francisco, o Marcílio Dias, o Operário de Joinville, o Carlos Renaux de Brusque, o Perdigão de Videira, o Internacional de Lages, o Ferroviário de Tubarão, o Comerciário e a Chapecoense.

A partir de 1986 foi chamado de Campeonato Catarinense da 1ª Divisão, denominação que durou até 2003.

Nesta nova denominação foram disputados 18 campeonatos. O maior vencedor foi o Criciúma com sete títulos. A seguir vem o Figueirense com quatro, o Joinville com três o Avaí com dois e Brusque e Chapecoense com um título cada.

Nos dois anos seguintes foi chamado de Série A1, de 2006 a 2013 de Divisão Principal e a partir de 2014 até hoje de Série A

Criciúma e Figueirense, uma vez cada foram campeões da Série A1. Das oito disputas da Divisão Principal o Avaí foi campeão três vezes, Figueirense e Chapecoense duas e o Criciúma uma.

A Série A do campeonato catarinense está em sua 7ª edição. O Figueirense já venceu três, a Chapecoense duas e o Avaí uma vez, justamente na última edição em 2019.

4oito

Deixe seu comentário