Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Brasil maior campeão da Copa das Confederações

Por João Nassif 10/10/2018 - 18:27

A Copa das Confederações foi realizada pela primeira vez em 1992 por iniciativa da Arábia Saudita. Os sauditas haviam sido campeões da Copa da Ásia em 1988 e resolveram patrocinar um torneio que levou o nome de Copa do Rei Fahd.

A primeira edição foi disputada por quatro seleções: Argentina campeã da Copa América de 1991, Estados Unidos campeão da Copa Ouro de 1991 e Costa do Marfim campeã africana de 1992, além dos anfitriões. A Argentina foi campeã.

As duas edições seguintes também tiveram a Arábia Saudita como sede. Em 1995 a campeã foi a Dinamarca e o Brasil venceu em 1997 derrotando a Austrália na partida final. A partir desta edição a FIFA assumiu o torneio e mudou o nome para Copa das Confederações.

Campeão da Copa das Confederações em 1997
Em pé da esq.p/ dir: Júnior Baiano, César Sampaio, Dida, Aldair, Roberto Carlos, Cafu
Agachados: Ronaldo, Denílson, Juninho Paulista, Romário, Dunga. 

Mantendo a frequência de dois em dois anos em 1999 a Copa foi disputada no México que foi o campeão ao derrotar a seleção brasileira na decisão. Participaram da Copa em 1999 oito seleções.

A partir de 2001 o torneio passou a ser disputado a cada quatro anos no país que sediaria a Copa do Mundo no ano seguinte. O argumento usado foi que o país anfitrião do Mundial, por não participar das eliminatórias, jogaria um ano antes um torneio com algumas seleções de alto nível como preparação efetiva para a Copa do Mundo.

A Copa das Confederações é disputada por oito seleções, as campeãs das Confederações filiadas à FIFA, a seleção do país sede e a última campeã mundial.

O torneio já teve nove edições e o Brasil é maior vencedor com quatro títulos. França duas vezes, Argentina, México e Alemanha completam o quadro dos campeões.

A próxima Copa das Confederações será disputada em 2021 no Qatar.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito