Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Bolívia, três aparições em Mundiais

Almanaque #351
Por João Nassif 09/07/2019 - 13:02

Já registrei aqui no Almanaque da Bola que todas as 13 seleções que participaram da primeira edição da Copa do Mundo foram convidadas pela FIFA, portanto foi a única vez em que não houve jogos eliminatórios para que as seleções jogassem uma fase final do Mundial.

Todas elas voltaram a disputar Copas do Mundo e a que teve menos participação ao longo da história foi a seleção da Bolívia que disputou apenas três Mundiais de Futebol. 

Os bolivianos além de 1930 no Uruguai voltaram às Copas em 1950 no Brasil novamente como convidada e em 1994 conseguindo via eliminatórias uma das vagas reservadas às seleções da América do Sul.

Bolívia x Brasil na Copa de 1930

Em 1930 a Bolívia disputou duas partidas e perdeu as duas. Fazia parte do grupo com Iugoslávia e Brasil e foi derrotada por ambas pelo placar de 4x0.

Em 1950 caiu no grupo que teve a companhia apenas do Uruguai e no único jogo foi goleada por 8x0.

Nas eliminatórias para o Mundial de 1994 a Bolívia disputou no Grupo 2 junta ao Brasil, Uruguai, Equador e Venezuela. O regulamento previa a classificação para o Mundial das duas primeiras colocadas no grupo. Depois de oito jogos a seleção boliviana ficou na segunda posição, um ponto atrás da brasileira e um ponto à frente da uruguaia.

No Mundial a Bolívia foi eliminada ainda na primeira fase com derrotas para a Alemanha por 1x0 e para a Espanha por 3x1, além de um empate em 0x0 com a Coréia do Sul.

Foi a última aparição da Bolívia numa fase final de Copa do Mundo. Nos seis jogos que realizou em três torneios, perdeu cinco e empatou um. Sofreu 20 gols e marcou apenas um na derrota para a Espanha em 1994. 
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito