Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Benfica, novamente

Almanaque da Bola #462
João Nassif
Por João Nassif 28/10/2019 - 10:25

A Taça dos Campeões de Futebol da Europa da temporada 1961/1962 foi a sétima edição do torneio e disputada por 29 clubes. O Benfica campeão da edição anterior entrou no torneio somente depois da fase preliminar e pela primeira vez o campeão nacional de Malta disputou a competição.

Na fase preliminar o destaque ficou com o B 1913 campeão da Dinamarca que impôs no agregado o placar de 15x2 no Spora Luxemburgo. O jogo de ida terminou em 6x0 na casa do Spora e o da volta foi 9x2 na Dinamarca.

Na primeira fase, as oitavas de final, o Benfica eliminou o Áustria Vienna e o B 1913 goleador na fase anterior sofreu uma estrondosa goleada do Real Madrid que venceu na Dinamarca por 3x0 e em Madrid por 9x0.

Benfica bicampeão europeu

Entre as quatro equipes das semifinais estavam o Benfica campeão da última Taça dos Campeões e o Real Madrid que buscava recuperar o título depois de ter sido campeão cinco vezes consecutivas. 

O Benfica enfrentou o Tottenham da Inglaterra e passou para a final com vitória por 3x1 em Lisboa e derrota em Londres por 2x1. 

Por sua vez o Real Madrid derrotou o Standard Liège da Bélgica com duas vitórias, a primeira no Santiago Bernabeu por 4x0 e no jogo de volta em Liège por 2x0.

A final foi disputada no Estádio Olímpico de Amsterdam na Holanda onde 65 mil espectadores viram o Benfica conquistar o bicampeonato da Taça dos Campeões da Europa. 

Foi uma partida espetacular entre dois especialistas nesta competição. O Real saiu na frente e rapidamente fez 2x0, o Benfica empatou e o time espanhol ficou novamente à frente fazendo 3x2, placar do primeiro tempo.

Na segunda etapa com uma exibição sensacional de Eusébio, o maior jogador português da história, que marcou dois gols o Benfica fechou o marcador em 5x3.

Campeão, novamente o Benfica se credenciou para disputar a Taça Intercontinental de 1962 contra o Santos, campeão da Taça Libertadores.

4oito

Deixe seu comentário