Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Ameaça ao futebol

Virá uma Superliga da Europa?
Por João Nassif 17/11/2018 - 14:07

O Football Leaks é um site investigativo que revela situações sigilosas do mundo do futebol, seja salários de jogadores, taxas de transferências, informações sobre contratos de atletas e movimentação politica entre os clubes e Federações.

O site divulgou recentemente pela revista alemã Der Spiegel documentos que mostram que os clubes mais poderosos da Europa estão se articulando para a criação de uma Superliga Europeia que seria uma ameaça ao futuro do futebol. Esta ameaça seria de acordo com a Associação de Ligas Europeias que representa 35 ligas profissionais de 28 países chegando ao total de 939 clubes.  

O projeto está sendo aprimorado para entrar em operação em 2021. A ideia seria a formação de um campeonato com 16 clubes. 

Os 11 fundadores, Real Madrid, Barcelona, Manchester United, Arsenal, Liverpool, Manchester City, Chelsea, Juventus, Milan, Bayern Munique e PSG. Portanto cinco da Inglaterra, dois da Espanha, dois da Itália e um da Alemanha e França. Estes 11 não poderiam ser rebaixados por 20 anos.

Além desses seriam inicialmente convidados Internazionale, Roma, Atlético de Madrid, Borussia Dortmund e Olympique de Marseille. 

Essa Superliga é uma ameaça clara à Champion League e também às ligas nacionais.

A Associação das Ligas Europeias tem expressado forte repúdio à iniciativa, pois todos seus filiados apoiam o modelo esportivo europeu no qual os mecanismos de promoção e rebaixamento estão no coração de qualquer competição.

A FIFA foi ainda mais radical na proibição da criação da Superliga. Seu presidente Gianni Infinito ameaçou proibir jogadores que disputarem uma eventual Superliga de jogarem torneios nacionais, a Eurocopa e até mesmo a Copa do Mundo.

E mais, o secretario geral da entidade, corroborando o chefe disse: “se você rachou, você rachou. Não fica com um pé dentro e outro fora”.

Vem aí uma queda de braços de final imprevisível.

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito