Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Almanaque da Bola #065

Números que identificam jogadores
João Nassif
Por João Nassif 25/09/2018 - 18:29

A numeração nas camisas dos times de futebol foi aplicada pela primeira vez em 1933 na decisão da Copa da Inglaterra. O jogo foi entre Everton e Manchester City. Os jogadores do Everton usaram camisas numeradas de 1 a 11 e os do Manchester de 12 a 22.

Até então havia muita resistência por partes dos próprios atletas em usar camisas numeradas nas costas, pois alegavam que ficavam parecidos com presidiários. Somente depois de muito tempo é que se deram conta que não havia nenhum problema em repetir os números nos dois times.

O eterno camisa 10

No Brasil a numeração nas camisas dos jogadores tornou-se obrigatório em 1947 por proposta da Federação Paulista de Futebol quando foi disputado o campeonato brasileiro de seleções.

Em competições internacionais a numeração nas camisas dos jogadores passou a ser obrigatória a partir da Copa do Mundo de 1950 disputada aqui no Brasil.

Até 1994 as camisas não apresentavam o nome dos jogadores. Em razão da Copa do Mundo daquele ano ser nos Estados Unidos, para agradar os torcedores norte-americanos a FIFA obrigou as seleções identificar seus jogadores com o nome nas costas da camisa.

Esta determinação que permanece até hoje facilita bastante a vida de locutores e fotógrafos esportivos ao identificar os jogadores em campo. 

4oito

Deixe seu comentário