Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Almanaque da Bola #063

Os maiores QI do planeta
João Nassif
Por João Nassif 23/09/2018 - 19:35Atualizado em 24/09/2018 - 06:41

O xadrez é um esporte, também considerado uma arte e uma ciência. Não definimos como atletas o enxadrista, mas tem que ter o necessário grau de concentração que observamos em atletas de alto rendimento e de esportes que têm o corpo como exigência para alcançar os melhores resultados.

Certamente é a modalidade que exige o maior QI (quociente de inteligência) de seus participantes, por isso os maiores enxadristas estão entre as pessoas de maior QI de todo planeta.

Gary Kasparov, considerado maior jogador de xadrez de todos os tempos, nasceu no Azerbaijão em 1963, tem, portanto, 55 anos, se tornou campeão mundial em 1985, com 22 anos, derrotando o russo Anatoli Karpov. Kasparov reinou absoluto até o ano 2000 e nenhum outro jogador ficou tanto tempo no topo do xadrez mundial. 

Gary Kasparov

Kasparov com QI de 192 pontos aparece na lista das pessoas vivas mais inteligentes do mundo. 

Há controvérsias sobre quando e onde surgiu o xadrez. Existem várias teorias sobre sua origem. Uma delas afirma que o xadrez foi criado na China em 204-203 a.C. Outra afirma que o xadrez nasceu na Índia, enfim controvérsias que atendem aos interesses de cada historiador.

Aos poucos as foram regras foram sendo modificadas e em 1475 deram origem ao jogo assim como o conhecemos nos dias atuais.

O atual campeão mundial é o norueguês Magnus Carlsen que conquistou o título em novembro de 2014 ao derrotar em Sochi na Rússia o então campeão, o indiano Vishy Anand.

Um pouco da história do xadrez que se não tem uma bola em disputa é um esporte praticado em todos os cantos do planeta.
 

4oito

Deixe seu comentário