Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Almanaque da Bola #056

Primeiro campeão do Campeonato Nacional
João Nassif
Por João Nassif 16/09/2018 - 23:46Atualizado em 16/09/2018 - 23:47

O primeiro campeonato brasileiro foi disputado em 1971 depois da CBD ter extinguida a Taça de Prata, colocando 20 clubes na competição. Como a moda daquela época era o formulismo, foram formadas duas chaves de 10 com 10 times em cada uma. 

Pelo regulamento na primeira fase os times se enfrentaram si e a classificação era na própria chave. Quer dizer cada time fez 19 jogos com a classificação dos seis primeiros de cada grupo.

Na segunda fase os 12 classificados foram divididos em três grupos de quatro equipes e o enfrentamento foi dentro do próprio grupo com jogos em turno e returno.

Somente os primeiros colocados de cada grupo é que decidiram o título num triangular em turno único.

Telê Santana-primeiro técnico campeão nacional

No grupo A da segunda fase o São Paulo foi o primeiro colocado eliminando Corinthians, América do Rio de Janeiro e Cruzeiro.

No grupo B quem se classificou foi o Atlético Mineiro que deixou de fora Internacional, Santos e Vasco da Gama.

E no grupo C o classificado foi Botafogo com Grêmio, Palmeiras e Coritiba eliminados.

Na decisão do título o Atlético Mineiro derrotou o São Paulo por 1x0 no primeiro jogo com gol do Oldair. O São Paulo venceu o Botafogo por 4x1 e na decisão no dia 19 de dezembro o Galo Mineiro que jogava pelo empate derrotou o Botafogo por 1x0 no Maracanã.

Dario fez o gol do título.

O time do Atlético treinado por Telê Santana foi campeão com Renato, Humberto Monteiro, Grapete, Vantuir e Oldair; Vanderlei e Humberto Ramos; Ronaldo, Lola, Dario e Tião.
 

4oito

Deixe seu comentário