Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Almanaque da Bola #054

Medalha de ouro em casa
Por João Nassif 14/09/2018 - 18:33

Os jogos Pan-Americanos de 1963 foi a quarta edição do evento e teve São Paulo como cidade anfitriã. Participaram dos Jogos 22 países com um total de 1.665 atletas que competiram em 21 modalidades.

A delegação brasileira contou com 385 atletas que conquistaram 52 medalhas, sendo 14 de ouro, 20 de prata e 18 de bronze. O Brasil ficou em segundo lugar na classificação geral somente atrás dos Estados Unidos que conquistaram um total de 199 medalhas.

Uma das medalhas de ouro conquistada pelo Brasil foi no futebol. Competiram apenas cinco seleções, além do Brasil a Argentina, Chile, Uruguai e Estados Unidos que ficaram em último lugar.

Plantel campeão pan-americano em 1963

Não era permitido que profissionais atuassem no torneio, a seleção brasileira era formada por jogadores das categorias de base, quer dizer amadores. O time era basicamente composto por atletas do Rio de Janeiro como Carlos Alberto Torres do Fluminense e Jairzinho do Botafogo que sete anos mais tarde se tornaram tricampeões na Copa do México.

Além deles, outros jogadores como o zagueiro Zé Carlos do Botafogo e os atacantes Airton do Flamengo, além de Arlindo e Othon Valentim também do Botafogo.

O centro avante Airton fez sete gols na partida contra os Estados Unidos e detém até hoje o recorde de gols marcados numa única partida pela seleção brasileira.

A seleção brasileira terminou o torneio invicta vencendo o Chile por 3x0, o Uruguai por 3x1 e os Estados Unidos por 10x0. Empatou em 2x2 com a Argentina que ficou com a medalha de prata.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito