Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Almanaque da Bola #032

Primeiro e único tricampeonato
Por João Nassif 23/08/2018 - 19:37

O Criciúma bicampeão estadual ia perseguir em 1991 seu tricampeonato.

A Federação promoveu uma virada de mesa e ao invés de 12 clubes como vinha acontecendo nos últimos anos em 1991 houve aumento para 14. Com isso a Caçadorense que havia sido rebaixada continuou na primeira divisão e outros dois times, Internacional de Lages e Juventus de Jaraguá do Sul vieram do acesso.

Foi um dos mais longos campeonatos estaduais da história. Começou no dia 17 de março e foi terminar somente no dia 15 de dezembro. Na primeira fase não entraram no jogo os times que estavam disputando o campeonato nacional. Criciúma, Blumenau, Figueirense e Joinville estavam jogando a segunda divisão brasileira. O Criciúma disputava em paralelo no primeiro semestre a Copa do Brasil.

A primeira fase foi vencida pelo Araranguá na decisão com o Figueirense que já estava integrado ao campeonato como o Blumenau e o Joinville. O Criciúma entrou na segunda fase depois de ter vencido a Copa do Brasil.

Elenco campeão em 1991

Na segunda fase quando jogaram os 14 times em dois turnos por pontos corridos o Blumenau terminou com 34 pontos um a mais que o Criciúma. Como pelo regulamento os dois primeiros decidiriam a fase o Criciúma foi o vencedor derrotando o Blumenau nos dois jogos.

Na terceira fase os quatro primeiros colocados na fase anterior jogaram o quadrangular principal. Os quatro seguintes disputaram o quadrangular secundário e os restantes o hexagonal do rebaixamento.

No quadrangular principal passaram para a fase final Criciúma, Blumenau e Chapecoense e no secundário o Joinville. O Hercílio Luz foi rebaixado.

Na fase final foram jogadas as semifinais, numa o Criciúma derrotou o Joinville e na outra a Chapecoense eliminou o Blumenau. 

O primeiro jogo da finalíssima foi em Chapecó e os donos da casa venceram por 1x0. Na volta vitória do Criciúma por 2x0 no Heriberto Hülse e como precisou ser realizado uma terceira partida, novamente no Heriberto Hülse o Criciúma venceu por 1x0 e conquistou o tricampeonato.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito