Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Almanaque da Bola #031

Pela primeira vez Criciúma bicampeão
Por João Nassif 22/08/2018 - 19:46

O Criciúma campeão catarinense em 1989 foi no ano seguinte em busca do primeiro bicampeonato de sua história.

Em 1990 o campeonato catarinense foi novamente disputado por 12 clubes, os mesmos do ano anterior, exceção ao Próspera que havia sido rebaixado e com o Hercílio Luz, campeão do acesso em 1989.

A primeira etapa do campeonato foi denominada Taça Governador do Estado e disputada por pontos corridos em dois turnos jogando todos contra todos. Os dois primeiros colocados decidiram o título da Taça.

Criciúma bicampeão catarinense

O Criciúma chegou em primeiro com o Joinville em segundo, a diferença foi de apenas um ponto. Na final houve empate em 1x1 em Joinville no primeiro jogo e na volta o Criciúma ficou com a Taça ao vencer por 1x0 no Heriberto Hülse.

Na segunda fase: Criciúma, Joinville, Figueirense, Chapecoense, Blumenau e Araranguá que foram os seis primeiros colocados na Taça Governador disputaram o chamado Hexagonal Principal, enquanto os outros seis: Brusque, Ferroviário, Hercílio Luz, Marcílio Dias, Caçadorense e Avaí disputaram o Hexagonal secundário. A Caçadorense terminou na última posição e foi rebaixada.

Os classificados para a terceira e última fase do campeonato foram os três primeiros do Hexagonal Principal: Criciúma, Chapecoense e Joinville e o Ferroviário vencedor do Hexagonal Secundário.

Com três vitórias e três empates no quadrangular o Criciúma se tornou bicampeão estadual com o Joinville novamente em segundo, a Chapecoense em terceiro e o Ferroviário na quarta posição.   

O artilheiro do campeonato foi o centro avante Soares do Criciúma com 14 gols.
 

Tags: Soares

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito