Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Almanaque da Bola #014

Primeiro campeão da Europa
Por João Nassif 05/08/2018 - 18:30

A Liga dos Campeões da UEFA ou UEFA Champions League como é chamada em inglês é uma competição disputada pelos principais clubes europeus e está em sua 63ª edição.

No início em 1955 era disputada apenas pelos campeões das nações europeias por isso tinha o nome de Taça dos Clubes Campeões Europeus, disputada num mata-mata até a final, num único jogo em estádio pré-definido. A final da primeira Taça teve como palco o Parc des Princes em Paris e foi vencida pelo Real Madrid que derrotou o francês Stade Reims por 4x3.

A partir de 1992 com a criação da Liga o torneio foi crescendo em número de participantes e hoje participam equipes de todos os campeonatos nacionais europeus.

O Real Madrid é o maior vencedor com 13 títulos conquistados, ganhando também os títulos da Taça nas cinco primeiras temporadas. Depois viria ser tricampeão nas últimas três edições, vencendo o Atlético de Madrid, a Juventus e o Liverpool há dois pouco mais de dois meses.

Outro tricampeão na história foi o holandês Ajax que venceu nas temporadas 1970-1971, 1971-1972 e 1972-1973.

O segundo clube a vencer o torneio é o Milan da Itália com sete conquista. Liverpool, Bayern Munique e Barcelona foram cinco vezes campeões.

Assim os times espanhóis são os maiores vencedores com 18 títulos seguidos pelos italianos com 12, mesmo número de títulos dos clubes ingleses.

Cristiano Ronaldo é o maior artilheiro da Liga com 120 gols marcados. O português fez gols jogando pelo Manchester United da Inglaterra e pelo Real Madrid. Agora poderá aumentar sua artilharia jogando pela Juventus da Itália.

O segundo maior artilheiro é Lionel Messi que marcou 100 gols jogando somente pelo Barcelona.  

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito