Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Almanaque da Bola #008

Brasil bicampeão mundial de basquete
Por João Nassif 30/07/2018 - 20:49

Para quem não sabe o Brasil já foi potência mundial no basquete. No final dos anos 1950 e início dos anos 60 a seleção brasileira foi bicampeã mundial, nos torneios disputados em 1959 no Chile e em 1963 aqui no Brasil.

Naqueles tempos os Estados Unidos e a União Soviética dominavam o cenário mundial e as conquistas brasileiras foram importantes para coroar uma geração talentosa, certamente a primeira e a última do esporte no país.

Wlamir Marques, Pecente e Waldemar Blatskauskas do XV de Piracicaba, Rosa Branca e Jatyr Schall do Palmeiras, Amaury Passos do Sírio, Edson Bispo do Vasco da Gama, Algodão do Flamengo, entre outros que foram os responsáveis para colocar o Brasil no primeiro escalão do basquete mundial. O comando era do técnico Kanela.

É bom frisar que naquela época a seleção dos Estados Unidos era formada somente por amadores ou atletas das faculdades, pois a Federação Internacional de Basquete não permitia a presença de profissionais, portanto jogadores da NBA não podiam participar dos campeonatos mundiais.

Campeões mundiais em 1959-Algodão, Wlamir, Edson, Amaury, Waldemar

Em 1959 o Brasil venceu na final os Estados Unidos por 81x67. Os americanos foram representados por uma equipe de soldados da Aeronáutica).

Para o Mundial de 1963 no Rio de Janeiro alguns remanescentes de 1959 como Amaury Passos, Wlamir Marques, Rosa Branca e Jatyr Schall foram convocados Menon e Sucar do Sírio, Ubiratan do Corinthians, Mosquito do Palmeiras, Paulista do Vasco da Gama, ainda sob o comando de Kanela.

A campanha teve duas vitórias espetaculares sobre a União Soviética por 90x79 e sobre os Estados Unidos por 85x81.

Depois deste bicampeonato mundial a seleção brasileira ainda seria 3ª colocada em 1970 na Iugoslávia e quarta colocada em 1978 no mundial disputado nas Filipinas.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito