Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Almanaque da Bola #006

Pelé estreia com gol na seleção brasileira
Por João Nassif 28/07/2018 - 14:06

Dia 07 de julho de 1957, Brasil e Argentina jogavam no Maracanã partida valendo pela Copa Roca que foi instituída pelo presidente argentino Júlio Argentino Roca em 1913 e era disputada em dois jogos pelos dois países. A Copa Roca foi percussora do Super Clássico das Américas disputada atualmente.

Pois bem, naquele dia em 1957 o Maracanã recebia um público de apenas 80 mil torcedores, pequeno para os padrões da época, mas mesmo assim não deixava de ser uma tarde importante pela rivalidade entre as seleções.

Brasileiros e argentinos se preparavam para a Copa do Mundo na Suécia que seria disputada no ano seguinte, mas sofriam com desfalques, por isso aproveitaram o confronto para dar espaço a novos jogadores.

Brasil x Argentina-1957 (gol de Pelé)

A Argentina vinha num ótimo momento com a conquista em abril do Campeonato Sul-Americano disputado no Peru. A seleção brasileira com a perda do campeonato tinha como alento a classificação para a Copa do Mundo obtida em abril.

Os grandes clubes cariocas estavam excursionando na Europa o que era comum naquela época e a seleção comandada por Sylvio Pirillo que havia substituído Osvaldo Brandao um mês antes convocou para a Copa Roca uma seleção composta na maioria por jogadores paulistas, entre eles Pelé que com 16 anos já despontava com o grande craque que viria ser.

Não foi por acaso a convocação de Pelé. Chegando ao Santos no ano anterior Pelé já acumulava 25 gols em 34 jogos.

Na partida do dia 07 de julho Pelé entrou no segundo tempo, mas apesar de ter marcado um gol viu o Brasil perder por 2x1. Foi sua estreia com a camisa da seleção brasileira que um ano depois iria consagrar na Suécia. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito