Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Almanaque da Bola #002

O futebol no Brasil
Por João Nassif 24/07/2018 - 17:45

O futebol chegou ao Brasil no final do século XIX pelas mãos de Charles Miller filho de um funcionário da São Paulo Railway Company que com 10 anos foi mandado para estudar na Inglaterra onde aprendeu a jogar futebol.

Retornou ao Brasil 10 anos depois em 1894 trazendo na bagagem duas bolas usadas, um par de chuteiras, uniformes usados, uma bomba de encher bolas e um livro de regras.

Um ano depois foi realizado primeiro jogo de futebol no Brasil entre o São Paulo Railway, o time de Charles Miller e a Gás Company de São Paulo, vencida pelo Railway por 4x2.

Charles Miller e seu time São Paulo Railway em 1895

A fundação dos primeiros clubes do país no início do século XX era restrita à elite branca. A aristocracia dominava as ligas de futebol enquanto o esporte começava a dominar a várzea. Aos pobres e negros era permitido apenas assistir aos jogos.

Somente a partir dos anos 1920 os negros passaram a ser aceitos e o futebol ia se massificando com a introdução do profissionalismo a partir de 1933.

Alguns clubes, principalmente os fora do eixo Rio-São Paulo ainda resistiam a modernização e continuavam amadores. Diversos clubes tradicionais e consagrados abandonaram a elite do futebol ou até mesmo o esporte por completo.

Em 1899 foi fundado em São Paulo o Sport Club Internacional, primeiro clube destinado exclusivamente ao futebol, já extinto e no mesmo ano foi fundando o Sport Club Germânia, hoje Esporte Clube Pinheiros também em São Paulo;

Com a extinção do departamento de futebol do Germânia, o gaúcho Sport Club Rio Grande é considerado o primeiro clube de futebol ainda em atividade fundado no Brasil.

Em homenagem ao clube a extinta CBD, hoje CBF instituiu o dia 19 de julho como o “Dia do Futebol”. O Sport Club Rio Grande foi fundado no dia 19 de julho de 1899.

A A.A. Ponte Preta, o segundo time em atividade no país foi fundada 23 dias depois no dia 11 de agosto de 1899.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito