Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Almanaque da Bola #001

Origem do futebol
Por João Nassif 23/07/2018 - 17:10 Atualizado em 24/07/2018 - 12:16

Depois de quase um ano falando em Copa do Mundo, encerrado o torneio disputado na Rússia, vamos virando a chave e para que continuemos com este espaço agora falando do futebol e sua história que remonta há alguns séculos.

Há controvérsias sobre sua origem, uns falam que na China nos séculos III e II a.C. já se praticava algo parecido com o futebol atual.

Mas, foi no século XIX com as regras do futebol bem definidas que começaram as disputas dos primeiros jogos e torneios. Em 1863 foi fundada na Inglaterra a Football Association que passou a organizar o futebol com a filiação de 11 clubes que jogavam partidas amistosas abrindo terreno para a Copa da Inglaterra que teve início em 1871.

Em 30 de novembro de 1872, Escócia e Inglaterra disputaram o primeiro jogo oficial entre seleções da história. O jogo terminou em 0x0.

A partir daí o futebol se esparramou por países e continentes. Em 1904 foi fundada a FIFA, entidade que comandaria as principais competições entre seleções, inclusive depois de algum tempo as Olimpíadas quando o futebol foi reconhecido como esporte olímpico.

Com o advento Copa do Mundo em 1930, propôs-se que o torneio passaria a ser disputado a cada quatro anos, alternado com as Olimpíadas para que não houvesse superposição das competições.

O futebol foi aos poucos tomando formas que o levaram a ser o esporte mais popular do planeta jogado em todos os países, haja vista que a FIFA tem hoje mais filiados que a própria ONU. 
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito