Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Alemanha em Mundiais de Futebol

Almanaque da Bola #648
Por João Nassif 01/05/2020 - 09:01

Enquanto esteve dividida, até 1990, eram duas as Alemanha que disputava as competições oficiais de futebol. De um lado do muro de Berlim a Alemanha Ocidental, do outro a Alemanha Oriental.

Em se tratando de Copa do Mundo a Ocidental disputou o torneio em sete edições e foi campeã em três, enquanto a Oriental esteve presente apenas uma vez sendo eliminada na segunda fase em 1982. Após a reunificação a Alemanha esteve presente em todos os Mundiais e foi campeã apenas uma vez.

Alemanha Oriental-1982

Para efeito da estatística da FIFA a Alemanha Oriental ficou à parte enquanto a Alemanha atual é sucessora da Ocidental, por isso que os alemães são tetracampeões mundiais.

Os títulos foram conquistados na Suíça em 1954, na própria Alemanha Ocidental em 1974 e na Itália em 1990, última Copa do país dividido.

A quarta conquista foi somente 24 anos depois aqui no Brasil quando a Alemanha derrotou a Argentina na final por 1x0, gol marcado na prorrogação.

Nestas quatro edições em que os alemães foram campeões, apenas em uma delas enfrentaram a seleção brasileira. Foi na trágica semifinal de 2014 quando aplicaram o 7x1, a maior derrota do Brasil em Copas do Mundo.

A Alemanha Oriental na única Copa que participou também enfrentou a seleção brasileira. Foi na segunda fase do torneio na Espanha e o Brasil venceu por 1x0.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito