Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Alemanha e/ou Alemanha Ocidental

Alemanha dividida
João Nassif
Por João Nassif 21/12/2018 - 22:50Atualizado em 22/12/2018 - 06:54

Enquanto esteve dividida, até 1990, eram duas as Alemanha que disputava as competições oficiais de futebol. De um lado do muro de Berlim a Alemanha Ocidental, do outro a Alemanha Oriental.

Em se tratando de Copa do Mundo a Ocidental disputou o torneio em sete edições e foi campeã em três, enquanto a Oriental esteve presente apenas uma vez sendo eliminada na segunda fase em 1982.

Após a reunificação a Alemanha esteve presente em todos os Mundiais e foi campeã apenas uma vez.

Seleção da Alemanha Oriental no Mundial da Espanha

Para efeito da estatística da FIFA a Alemanha Oriental ficou à parte enquanto a Alemanha atual é sucessora da Ocidental, por isso que os alemães são tetracampeões mundiais.

Os títulos foram conquistados na Suíça em 1954, na própria Alemanha Ocidental em 1974 e na Itália em 1990, última Copa do país dividido.

A quarta conquista foi somente 24 anos depois aqui no Brasil quando a Alemanha derrotou a Argentina na final por 1x0, gol marcado na prorrogação.

Nestas quatro edições em que os alemães foram campeões, apenas em uma delas enfrentaram a seleção brasileira. Foi na trágica semifinal de 2014 quando aplicaram o 7x1, a maior derrota do Brasil em Copas do Mundo.

A Alemanha Oriental na única Copa que participou também enfrentou a seleção brasileira. Foi na segunda fase do torneio na Espanha e o Brasil venceu por 1x0.

4oito

Deixe seu comentário