Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

A volta do Comerciário

Campeonato Catarinense de 1977
Por João Nassif 24/12/2018 - 13:16

Depois de seu retorno ao futebol em meados de outubro de 1976 o Comerciário EC no ano seguinte voltou a disputar um campeonato catarinense. Se tornou o único representante de Criciúma no estadual, pois o Próspera único sobrevivente depois que os outros times da cidade encerraram suas atividades, foi rebaixado em 1975 e também fechou seu departamento de futebol. 

O campeonato de 1977 foi disputado por 20 clubes de todo o estado e dividido em várias etapas até a fase final. Como fica muito extenso nomear os clubes em cada fase do campeonato, vamos seguir apenas pelo regulamento.

Na primeira fase os times foram divididos em três grupos, dois com seis e um com oito equipes que apuravam os melhores para a fase seguinte. O Comerciário foi o 5º colocado em seu grupo e foi deslocado para uma repescagem na segunda fase.

Enfrentou na repescagem o Juventus de Rio do Sul, o Paysandu de Brusque, o Operário de Mafra e o Juventus de Jaraguá do Sul, terminando na primeira colocação e se qualificando para a fase seguinte.

Na terceira fase 10 equipes disputaram três vagas para a fase final. Foram classificados Joinville, Avaí e Comerciário. Foi formada nova repescagem que classificou o Paysandu de Brusque para o pentagonal decisivo. A Chapecoense já havia conquistado a vaga por ter sido primeira colocada na primeira fase.

Chapecoense campeã estadual em 1977

No pentagonal final Chapecoense e Avaí terminaram empatados na primeira colocação e partiram para a decisão em confronto direto com vitória da Chapecoense por 1x0. Jogo único no Índio Condá, pois prevaleceu a melhor campanha.

O Comerciário no seu ano de volta ao campeonato catarinense foi o terceiro colocado.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito