Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

A primeira Eurocopa

Almanaque da Bola #705
Por João Nassif 27/06/2020 - 08:40

A Eurocopa é um torneio entre seleções do futebol europeu, organizado pela UEFA (União das Associações Europeias de Futebol) disputado de quatro em quatro anos.

Para a primeira edição, em 1960 que teve a França como anfitriã da fase final, 17 seleções se credenciaram para as eliminatórias com algumas ausências de peso como a Alemanha Ocidental, Inglaterra e Itália.

Depois dos confrontos pelas eliminatórias sobraram apenas as quatro seleções que foram para a fase final. A França que eliminou a Áustria, a Iugoslávia que passou por Portugal e a Tchecoslováquia que derrotou a Romênia.

A outra seleção que disputou a fase final foi a União Soviética que se classificou diretamente para a Euro, pois a Espanha se recusou a viajar para a União Soviética e disputar a quarta vaga.

A disputa na França já começou nas semifinais com a União Soviética derrotando a Tchecoslováquia por 3x0 e a Iugoslávia num jogo épico derrotou os donos da casa por 5x4.

Na decisão do terceiro lugar a Tchecoslováquia derrotou a França por 2x0 e na final depois de empate em 1x1, na prorrogação a União Soviética fez o gol sobre a Iugoslávia que lhe garantiu o título de campeã da 1ª Eurocopa da história.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito