Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

A FIFA nas eliminatórias para as Copas

Almanaque da Bola #711
Por João Nassif 03/07/2020 - 12:10

Uma única vez em toda história das Copas do Mundo não houve a disputa de eliminatórias. Foi justamente na primeira em 1930 com sede no Uruguai. As outras 12 seleções participaram por convite, sendo apenas quatro da Europa que atenderam ao pedido de Jules Rimet, presidente da FIFA.

A partir do segundo Mundial em 1934 na Itália as participantes tiveram que passar pela fase eliminatória, inclusive o país sede que pela única vez na história correu riscos de não disputar a Copa.

Até a Copa de 2002 o vencedor do torneio anterior estava automaticamente classificado para o Mundial seguinte sem a necessidade de passar pelas eliminatórias. A partir daí o campeão é obrigado a disputar vaga para a próxima Copa do Mundo.

Com o passar dos anos e com o aumento de países filiados à FIFA foi crescendo o número de seleções que têm o sonho de estar presente na fase final da competição. As eliminatórias para o último Mundial disputado na Rússia 209 países concorreram às 31 vagas, pois a anfitriã estava automaticamente classificada. 

Durante os próximos Almanaques vou continuar falando em eliminatórias para os Mundiais de Futebol, abordando algumas questões políticas que fez com que a FIFA não aceitasse a inscrição de determinadas seleções, informar os recordes estabelecidos ao longo dos anos, citar alguns dos maiores jogadores que participaram das eliminatórias, enfim todos os números alcançados em milhares de jogos valendo vagas para as Copas do Mundo. 
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito