Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Os 30 anos da estreia do Tigre no Exterior (VÍDEOS)

Em 24 de março de 1992 o Criciúma vencia o San José, na Bolívia. Time encarou altitude de 3,7 mil metros em Oruro
Por Denis Luciano 24/03/2022 - 08:25 Atualizado em 24/03/2022 - 08:41

24 de março de 1992. Há exatos 30 anos, pelas imagens da Rede OM, com a narração de Lombardi Júnior e comentários de Milioli Netto, a torcida e Santa Catarina assistiam a primeira partida do Criciúma fora do Brasil na Taça Libertadores da América. Era uma terça-feira em Oruro, cidade ao centro sul da Bolívia distante 3 mil quilômetros de Criciúma.

No Grupo 2, o Criciúma havia estreado no dia 6 vencendo o São Paulo por 3 a 0 no Heriberto Hülse. A viagem foi cercada de cuidados, já que havia o temor em relação aos efeitos do ar rarefeito da Bolívia. Mas o time se comportou bem, não se abateu aos 3,7 mil metros de altitude no estádio Jesús Bermúdez. Se impôs e ganhou por 2 a 1.

Os gols saíram no segundo tempo. Grizzo recebeu um lançamento na esquerda, deu o tapa para Jairo Lenzi que, na área, foi derrubado. Pênalti marcado pelo árbitro colombiano J.J. Toro. "Correto o juiz colombiano, penalidade clara", anunciou Milioli, de pronto. "Pênalti que o Gelson bate muito bem,  mas o Gelson não está jogando bem", advertiu o saudoso comentarista.

Instantes depois, anunciou Lombardi Júnior: "alegria, alegria, alegria do meu povão catarinense". Era o gol do Criciúma, o primeiro gol de um catarinense na história da Libertadores fora do Brasil. Recorde o gol no vídeo abaixo:

Antes, o San José havia desperdiçado um pênalti. "Definitivamente, a sorte está de um lado só", afirmou Lombardi, ao contar uma sucessão de dois arremates dos bolivianos na trave quando o placar ainda estava 0 a 0. Um pênalti batido na trave e outro chute, em seguida, também terminou no poste do goleiro Alexandre. Relembre:

O empate do time da casa veio também em um pênalti, cometido por Vilmar que "estava nervoso", segundo Milioli Netto.

E coube a Jairo Lenzi o gol da vitória tricolor. "Esse garoto é bom de bola", vibrou Lombardi, ao contar os 2 a 1 do Criciúma. Assista:

O Criciúma venceu o San José de Oruro na sua estreia internacional jogando com Alexandre, Jairo Santos, Vilmar, Wilson e Itá, Roberto Cavalo, Gelson e Grizzo, Vanderlei (Adilson Gomes), Zé Roberto (Paulo da Pinta) e Jairo Lenzi. Adilson Gomes, Grizzo e Wilson tomaram cartões amarelos.

Aquele jogo teve o testemunho de um pequeno e barulhento grupo de torcedores que saiu de Criciúma para empurrar a equipe. Nessa jornada estava, por exemplo, o Mário Lima, nosso narrador da Rádio Som Maior. Ele contou aquela partida em Oruro, na ocasião pela Rádio Eldorado.

Três dias depois, em 27 de março, o Criciúma fez o segundo jogo na Bolívia, empatando em 1 a 1 com o Bolivar em La Paz e marchando para a classificação, mas isso é história pra recordar mais adiante.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito