Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Racismo é vergonhoso. É infame!

Por Archimedes Naspolini Filho 01/06/2020 - 10:18 Atualizado em 01/06/2020 - 10:23

Não há como não perceber. Qualquer inteligência menos privilegiada detecta que o mundo está em ebulição. O Brasil está em ebulição. Ministros erram ou são incompreendidos. O presidente solta a boca por não suportar a pressão. Emissoras de rádio encerram suas atividades e a pandemia continua dando as cartas, mas nada se compara ao que a mídia nos mostrou, com imagens incríveis, de uma ação policial contra um homem americano derrubado e asfixiado pela bota de um policial indo a óbito.

E não adiantam as explicações. Ele era negro. Que diabo, cara?! Porque essa rejeição? Porque essa segregação? Aonde é que vamos parar? O radicalismo político e ideológico, até se explica, mas o racismo?

E não sejamos hipócritas em afirmar que no Brasil é diferente. Não é. Evidentemente que aqui não se mata por causa da cor, mas que há discriminação, não tenhamos dúvida. Isabel, a Princesa Redentora, aboliu a escravidão mas esqueceu da Lei da Liberdade, para dar condições a que os alforrados tivessem igualdade de oportunidade. Em vez de melhorar, piorou.

Ouvi um negro afirmar em entrevista, na hora que íamos abrir a porta do caroneiro, o carro acelerou, ficamos na estrada, na lama, na chuva, sem agasalho. E é assim mundo afora. Em alguns países veladamente, como no Brasil. Mas nos Estados Unidos, vergonhosa e criminosamente como acabamos de presenciar, quando George Floyd foi a óbito sob o coturno de um branco selvagem, para o qual a Justiça não deveria se apenar?

Racismo é vergonhoso. É infame. É desumano. É indecente. É deplorável. É desprezível.

E que todos comecemos o dia como queremos termina-lo. Bom dia!

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito