Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

É tempo de infodemia

Por Archimedes Naspolini Filho 06/05/2020 - 11:13 Atualizado em 06/05/2020 - 11:16

Faz poucos dias e falei da facilidade de corromper um processo licitatório em tempo de regime de emergência. Falei do processo que poderá apear do governo o comandante Moises, o caso dos 33 milhões. Cheguei a dizer que ainda não conhecíamos nada nos âmbitos da União e do Município.

Pois foi só falar e a encrenca emergiu. Na prefeitura - do “prefeito que dá jeito” - andaram apressando processos de contratação, mas disso me ocuparei oportunamente.

Meu caro Dênis:

Começou como um surto, passou para epidemia e alcançou o patamar de pandemia e deixou, no rastro, outras nomenclaturas que despertaram e despertam nossa curiosidade.

Tenho ouvido os médicos Renato Matos e Avani Nunes falarem, diariamente, sobre o Covid-19, e citarem tais designações: eles, volta e meia, se reportam a surto, epidemia, endemia, pandemia e, agora, aparece a Infodemia e embaralha, ainda mais, o nosso conhecimento, quase elementar, sobre essa matéria.

Imagino que a minha dificuldade em conhecer cada uma dessas situações seja igual ou superior à do meu prezado ouvinte, e – como o que abunda não prejudica – fui buscar suas explicações, no Dr. Google, e as trago para a grande legião de ouvintes que nos dá o privilégio da audiência.

Vejamos:

Surto – Lembremos a nossa infância: volta e meia aparecia um “andaço de piolho” ou “de sarna” que chegava a suspender as aulas por dois, três dias, para que o problema desaparecesse. Esse andaço era o Surto, que acontece quando há um aumento inesperado do número de casos de determinada doença em uma região específica, num bairro específico. Em algumas cidades, a dengue, por exemplo, é tratada como um surto e não como uma epidemia, pois acontece somente ali. Esse surto aí, dos piolhos, é chamado de Pediculose e, o da sarna, de Escabiose.

Agora, se esse surto passar a ocorrer em vários bairros atingindo praticamente todo o território municipal, ele tomará o nome de Epidemia. Seria uma epidemia municipal. Se atingir vários municípios, será uma epidemia estadual, ou poderá se transformar numa Epidemia.

A epidemia em nível municipal é aquela que ocorre quando diversos bairros apresentam certa doença; em nível estadual ocorre quando diversas cidades registram casos iguais; e em nível nacional, quando a doença ocorre em diferentes regiões do país. 

A endemia não está relacionada a uma questão quantitativa. É uma doença que se manifesta com frequência e somente em determinada região, de causa local. A Febre Amarela, por exemplo, é considerada uma doença endêmica da região norte do Brasil.

Praticamente ausente aqui na Região Sul.

A pandemia, em uma escala de gravidade, é o pior dos cenários. Ela acontece quando uma epidemia se estende em níveis mundiais, ou seja, se espalha por diversas regiões do Planeta Terra. Em 2009, a gripe A (ou gripe suína) passou de uma epidemia para uma pandemia quando a Organização Mundial da Saúde começou a registrar casos nos seis continentes do mundo. E, em 11 de março de 2020, o COVID-19 também passou de epidemia para uma pandemia, que é esta praga que está mandando todo mundo ficar em casa.

E agora, se já não bastassem essas... demais em abundância, aparece a Infodemia.

O que é a infodemia? 

Com os surtos, epidemias, endemias e pandemias, sofremos uma chuva de informações: notícias falsas e verdadeiras se misturam e surgem a cada minuto, causando profunda desinformação e uma sensação de pânico terrível. É difícil entender quais medos são racionais e o que é pânico. A sensação que vivemos é cunhada como “infodemia“: a quantidade absurda de informações na mídia que nos deixa terrivelmente aflitos e o pânico desmesurado se instala na população.

Era isso!

E que todos comecemos o dia como queremos termina-lo! Bom dia!

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito