Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Crônica da Cidade

Por Archimedes Naspolini Filho 25/08/2020 - 07:09 Atualizado em 25/08/2020 - 07:10

No dia de hoje, há 59 anos, Jânio da Silva Quadros renunciava a presidência da República. E jogou o país numa das suas mais severas crises.

Continuo buscando, na edição que circulou na semana de 20 a 27 de março de 1965, do nosso saudoso semanário Tribuna Criciumense, os tópicos de publicações que dão um mergulho no passado e se transformam na Crônica da Cidade de hoje. 

BRASIL VAI VER COPA DO MUNDO – Se até o fim do ano for montada a estação brasileira do sistema mundial de telecomunicações, os brasileiros poderão acompanhar, pela televisão, os jogos do Brasil no campeonato mundial de futebol, em Londres. A informação foi dada pelo presidente do Conselho Nacional de Telecomunicações, Almirante José Cláudio Beltrão, acrescentando que “tudo dependerá do recebimento do equipamento da estação, cuja montagem está calculada em 50 mil dólares. A estação brasileira ficará no Rio e distribuirá, pela rede nacional de telecomunicações, as mensagens e as imagens colhidas através de um satélite que ainda será lançado ao espaço. 

ABRIL TRARÁ NOVAS MOEDAS – Serão lançadas, no princípio de abril próximo, cerca de cem milhões de cruzeiros em moedas de 10, 20 e 50 cruzeiros, segundo acaba de informar o diretor da Casa da Moeda, Sr. Nelson de Almeida Bruna. No mês seguinte, maio, serão lançadas as moedas de 100 e 200 cruzeiros. Essas moedas serão cunhadas com 75% de cobre e 25% de níquel. As moedas de 500 cruzeiros só deverão sair no segundo semestre do corrente ano. As novas moedas serão distribuídas em todo o pais, através das agências do Banco do Brasil e das Delegacias Fiscais do Tesouro Nacional. Interessante: não me consta ter conhecido moedas de 100, 200 e 500 cruzeiros. Será que esqueci ou nunca foram cunhadas?

CONVÊNIO DE AUTOFINANCIAMENTO EMPOLGA – Grande aceitação está tendo, em todo o sul catarinense, o plano de autofinanciamento promovido pela Transportadora Criciumense S. A., concessionária dos veículos Volkswagen, na região carbonífera, e que tem como finalidade um carro sedan aos seus participantes. Martinho Zacharias Gomes, proprietário da concessionária, era um visionário. E lançou um consórcio para sortear, pelo menos um automóvel, Fusquinha, por mês, entre os seus participantes. Geralmente eram consórcios de cem pessoas, fez muito sucesso e cada sorteio era comemorado por toda a cidade. Fez o primeiro, com total sucesso. Lançou o segundo, o terceiro, o enésimo... Adquirir automóvel era muito difícil, e o consórcio facilitava a compra, para todos. Possuir um fusquinha era privilégio de poucos.

Esta e as demais crônicas vão ao ar na Rádio Som Maior. E eu retornarei amanhã. Até lá amigos e um abraço do meu tamanho!

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito