Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Crônica da Cidade

Por Archimedes Naspolini Filho 12/08/2020 - 06:57 Atualizado em 13/08/2020 - 11:07

Busco, na edição que circulou na semana de 20 a 27 de fevereiro de 1965, do nosso saudoso semanário Tribuna Criciumense, os tópicos de publicações que dão um mergulho no passado e se transformam na Crônica da Cidade de hoje.

MOSQUITOS – UMA VERDADEIRA PRAGA ASSOLA A CIDADE – De ano para ano, com a chegada dos dias quentes, o criciumense vai se prevenindo comprando mosquiteiros e inseticidas, porque está sabendo que verdadeiras nuvens de mosquitos aparecerão na cidade e não existe, aqui, por incrível que possa parecer, um órgão de saúde pública, uma autoridade que leve a sério o problema e decida combate-lo de uma vez por todas. E, pode-se dizer que acontece quase o contrário, que existe quase uma proteção ao mosquito. Os que não viveram aqueles anos não tem noção do que era a praga de mosquito a que Tribuna Criciumense se refere. E mais, não havia repelente, como nos dias atuais. Para dormir, somente embaixo de mosquiteiros presos ao teto cobrindo toda a cama. E mais, ao fechar as casas, à boca da noite, eram queimados arbustos fumegantes que, numa forma dessas de pão, eram levados a todos os cômodos da casa para afugentar o referido inseto.

PERDE A VIDA O EX-PRESIDENTE DO SINDICATO DOS MINEIROS – Acidente de trânsito, ocorrido na segunda-feira, roubou a vida de Antônio Parente, que exerceu, em duas gestões, a presidência do Sindicato dos Mineiros de Criciúma. A ocorrência teve lugar na estrada estadual próximo a Morro da Fumaça, às 16 horas, quando a camionete, de propriedade do senhor Aldo Luz e com este na direção, ao tentar desviar de uma carreta, derrapou e acabou capotando. Eram seus ocupantes o Sr. Amadeu Luz, Antônio da Conceição, Lucidônio e Martinho Costa que sofreram, juntamente com Aldo Luz, pequenas escoriações. Porém, devido à violência do choque, o Sr. Antônio Parente foi vítima de várias fraturas tendo falecido antes de receber socorro médico, quando a condução que o conduzia ao hospital, atingia o Bairro Próspera. A morte de Antônio Parente veio enlutar os operários de nossa região. Realmente aquela morte ocasionou intensa comoção no meio sindical de toda a região dado que Antônio Parente foi um dos mais combativos presidentes do Sindicato dos Mineiros de Criciúma.

Esta e as demais crônicas vão ao ar na Rádio Som Maior. E eu retornarei amanhã. Até lá amigos e um abraço do meu tamanho!

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito