Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Crônica da Cidade

Por Archimedes Naspolini Filho 11/08/2020 - 07:02 Atualizado em 13/08/2020 - 11:05

Continuo buscando, na edição que circulou na semana de 6 a 13 de fevereiro de 1965, do nosso saudoso semanário Tribuna Criciumense, os tópicos de publicações que dão um mergulho no passado e se transformam na Crônica da Cidade de hoje. 

ESCOLHIDO O NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA – Iniciando os trabalhos legislativos do ano de 1965, reuniram-se os senhores vereadores de Criciúma, ocasião em que o Sr. Wilmar Zózimo Peixoto foi eleito Presidente da Câmara Municipal. Após a abertura da sessão o secretário da Casa leu o pedido de renúncia dos senhores Pedro Guidi e Edgar Cândido da Rosa, tendo, em seguida, apresentado ao presidente um requerimento assinado pelos vereadores da UDN e do PTB. Usaram da palavra os vereadores Nelson Alexandrino, chamando a atenção dos componentes da Câmara para que votassem conscientemente, e Aryovaldo Huascar Machado. Este defendeu a candidatura de Wilmar Peixoto e acusou os pessedistas de terem ido buscar o apoio do governador Celso Ramos para os cambalachos que resultaram na renúncia do prefeito Nery Jesuíno da Rosa. O interessante desta notícia é que Tribuna não relata as razões que levaram Pedro Guidi e Edgar da Rosa a renunciarem aos cargos de presidente e secretário, respetivamente. Não fez registro, também, aos nomes que concorreram aos respectivos cargos.

ADEUS PIERI – Assinada por Manoel Martins e datada em Imbituba a 18 de janeiro de 1965, encontramos, na página três da edição em epígrafe, uma crônica de elogio fúnebre a Sebastião Humberto Pieri, colaborador do Jornal, falecido em desastre rodoviário na cidade de Urussanga.

MANCHETES DE FUTEBOL – nas páginas quatro e cinco encontramos a matéria futebolística local, assinada por José Fernandes e que nos revelava: COMERCIÁRIO PINTOU O SETE DIANTE DO OURO PRETO – MARCÍLIO DIAS PRONTO PARA ENFRENTAR O CAXIAS – AMÉRICA EM DIFÍCIL COTEJO – GUARANI QUER VINGAR-SE DO METROPOL NA TARDE DE AMANHÃ – LEÃO COLOCARÁ EM JOGO SUA POSIÇÃO – FIGUEIRENSE PODERÁ   SURPREENDER O OLÍMPICO, NA CAPITAL.

Esta e as demais crônicas vão ao ar na Rádio Som Maior. E eu retornarei amanhã. Até lá amigos e um abraço do meu tamanho!

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito