Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Crônica da Cidade

Por Archimedes Naspolini Filho 10/08/2020 - 06:59 Atualizado em 13/08/2020 - 11:06

Passadas as férias, retomo meu trabalho diário que transmite, ao prezado ouvinte (e leitor) os acontecimentos principais ocorridos na década de 1960 e publicados pelo Jornal Tribuna Criciumense. Obrigado a tantas manifestações de amigos – ou não – que sentiram minha falta. Então, 

Busco, na edição que circulou na semana de 6 a 13 de fevereiro de 1965, do nosso saudoso semanário Tribuna Criciumense, os tópicos de publicações que dão um mergulho no passado e se transformam na Crônica da Cidade de hoje. 

RETIRADA DOS TRILHOS – TRABALHOS FORAM INICIADOS – Dizendo apreciar muito nossa cidade e nosso povo, visitou-nos, na última quarta-feira, o General Francisco das Chagas Soares, Superintendente da Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina. Aqui o General manteve contato com os mineradores tratando de diversos assuntos. Nossa reportagem teve a oportunidade de entrevista-lo e colheu diversas notícias auspiciosas para Criciúma, principalmente as que concernem à retirada dos trilhos. Aí Tribuna Criciumense relata o que colheu da entrevista para terminar informando Para que seja efetuado o afastamento dos trilhos do centro da cidade a prefeitura deverá ceder uma faixa para o novo percurso e construir uma nova estação provavelmente, no Pinheirinho. Em compensação nossa municipalidade receberia a extensão percorrida pelos trilhos o que daria à cidade uma bela e ampla avenida além da estação que, naturalmente, como ocorreu em Tubarão, seria transformada em estação rodoviária. Para fazer o levantamento do novo traçado que será percorrido pela estrada de ferro encontra-se em nosso meio, desde o dia 3, o engenheiro Jaime Linhares que veio em companhia de um topógrafo da Teresa Cristina. O General Chagas Soares garantiu que, brevemente, nossa cidade ganhará uma nova ferrovia. Nota, o prezado ouvinte, que a Avenida Centenário já estava nos planos da Ferrovia e da municipalidade em 1965. Os criciumenses eram meio céticos com relação a tal empreendimento. Não o foi, todavia, o prefeito Ruy Hülse que, apoiado integralmente pela Câmara Municipal, fez as desapropriações levando a ferrovia para o interior da área rural, exatamente onde a temos nos dias atuais.

CASAS DO IAPETC SERÃO VENDIDAS – Conforme tem sido noticiado pela imprensa, o governo, em sua nova orientação de reformular a previdência social, decidiu vender as casas dos Iapas e isso acontecerá, também, em nossa região onde o Iapect possui, na Cidade dos Mineiros, aproximadamente 100 casas, além de outras moradias que se localizam em Içara e Urussanga. A Cidade Mineira estava praticamente pronta e as equipes de assistência social já estavam com o cadastro pronto visando a entrega das casas às famílias dos mineiros. Uma invasão (dizem, instruída por um liderança política da época) brecou a intenção do governo.

Esta e as demais crônicas vão ao ar na Rádio Som Maior. E eu retornarei amanhã. Até lá amigos e um abraço do meu tamanho!

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito