Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Crônica da Cidade

Por Archimedes Naspolini Filho 12/06/2020 - 06:55

Busco, na edição que circulou na semana de 12 a 19 de setembro de 1964, do nosso saudoso semanário Tribuna Criciumense, os tópicos de publicações que dão um mergulho no passado e se transformam na Crônica da Cidade de hoje.

Inicialmente um lamento: a edição da semana anterior não consta da encadernação de propriedade do nosso Arquivo Público, lamentavelmente. 

Na Capa, um “A Pedido” assim intitulado: DEPUTADO CONSEGUE REMOVER PROFESSORA E PASSA RECIBO...

E começa assim: Por mais estranho que pareça o governo do Estado ainda continua a perseguir os funcionários que não rezam por sua cartilha. Caso lamentável ocorreu dia 31 de agosto quando o governador do Estado, sempre atento às injunções de ordem partidária e para contentar seus correligionários políticos de Siderópolis, a pedido do deputado Waldemar Salles, removeu, do Grupo Escolar de Treviso para a escola isolada de Forquilha, a abnegada e eficiente regente de ensino Dona Zulma Luciano Freccia, esposa do prefeito de Siderópolis e que milita nos quadros da União Democrática Nacional. O A Pedido ocupa um quarto da capa da edição em tela. O quadro era esse mesmo: PSD no comando do estado, professoras da UDN removidas; UDN no governo, professoras do PSD removidas. Era normal. E, não raras vezes, o eleitor votava naquele candidato para ver, logo depois da posse, a mulher de um “amigo” seu amargar um Oeste da vida. Mui amigo!

CUBANA FALA AOS CRICIUMENSES – Apesar da pouca publicidade que se fez em torno da visita de Nélida Garmendia a Criciúma, suas palestras e conferências foram muito concorridas com grande público mantendo atenção e, certamente, aceitando a mensagem democrática que essa professora cubana, no exílio, veio nos trazer. Cubanos no exílio, leia-se em Miami, viajavam o mundo inteiro para explicar a revolução de Fidel Castro e para pedir apoio ao retorno da democracia à ilha caribenha. Mais tarde, certamente, Tribuna divulgará a presença de Juanita, umas das sete irmãs de Fidel Castro que, em iguais condições, veio a Criciúma fazer a sua pregação. Dessa eu lembro bem. Aguardemos.

COMERCIAL DA EDIÇÃO – Jorge Zanatta & Cia. – Grande sortimento de fogões, tintas, encanamento, materiais para construção, materiais para sanitários e ferragem em geral. Rua Cel. Marcos Rovaris, 41, fone 385, Criciúma.

Esta e as demais crônicas estão no ar na Rádio Som Maior. E eu retornarei segunda-feira. Até lá amigos e um abraço do meu tamanho!

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito