Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Crônica da Cidade

Por Archimedes Naspolini Filho 08/06/2020 - 12:14

Busco, na edição que circulou na semana de 8 a 15 de agosto de 1964, do nosso saudoso semanário Tribuna Criciumense, os tópicos de publicações que dão um mergulho no passado e se transformam na Crônica da Cidade de hoje.

REUNIÕES COM PARLAMENTARES – Repercutiu, favoravelmente, em toda a região, a reunião do senador Antônio Carlos Konder Reis, do deputado federal Diomício Freitas e do deputado estadual Adhemar Ghisi com as lideranças sindicais, dia 2, domingo último. Na oportunidade foi abordado o problema da dispensa em massa de aposentados por parte do Iapetc. Esses parlamentares, no afã de pleitearem um critério mais justo para essas dispensas, vieram à capital do carvão auscultar as classes sindicais e dela obterem as informações necessárias ao êxito do trabalho que estão desenvolvendo no senado, na Câmara e na Assembleia Legislativa visando resolver o magno problema que intranquiliza centenas de famílias no sul de Santa Catarina. À época, era comum um operário da mineração se aposentar, mas continuar trabalhando na mesma empresa mineradora. E o Instituto de Previdência que cuidava dos mineiros, o Iapetc, resolveu brecar aquela prática causando muita preocupação a centenas de mineiros aposentados. Daí as presenças dos políticos citados, todos da UDN, para ouvir a classe mineira e, daqui, levar subsídios para tomada de posição junto aos organismos competentes.

MONOQUINI – O colunista Petrônio publicou sua posição relativamente à novidade da moda praiana da época, o Monoquini. Ele disse: É a primeira manifestação pública de repúdio e ojeriza deste escriba, à indecorosa linha de maiôs compostos de uma só peça, a qual priva a mulher do uso da importante – não menos do que a outra – parte, a superior. Como homem, fisiologicamente falando, gostaria até que voltasse o tempo da folha de parreira. Mas, como componente de uma sociedade integrada num regime puramente cristão, lanço o meu voto litoral à nova linha de verão.
Não sei o que ele quis dizer com o ‘voto litoral’, mas foi castigado pela crítica masculina que lia o nosso Tribuna.

DE FUTEBOL – coluna de Milioli Neto – METROPOL GOLEOU O AVAI: 4 x 1 – Rogério abriu a contagem, Madureira empatou, Idézio marcou o segundo, Silvio o terceiro e Idézio fechou a conta. O Metropol jogou com Dorni, Piloto, Paulo Souza, Hamilton (Nadir) e Tenente; Silvio e Nadir (Chico Preto); Calita, Madureira, Idezio e Galego.

Esta e as demais crônicas vão ao ar na Rádio Som Maior. 
E eu retornarei amanhã. Até lá amigos e um abraço do meu tamanho!

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito