Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Crônica da Cidade

Por Archimedes Naspolini Filho 27/05/2020 - 06:59 Atualizado em 28/05/2020 - 10:29

Continuo buscando, na edição que circulou na semana de 27 de junho a 4 de julho de 1964, do nosso saudoso semanário Tribuna Criciumense, os tópicos de publicações que dão um mergulho no passado e se transformam na Crônica da Cidade de hoje.

GOVERNO FOI MODERADO NAS CASSAÇÕES – Em rápida entrevista concedida ao nosso Jornal o ex-governador Irineu Bornhausen teceu alguns comentários sobre a situação do país. Sobre as cassações o Sr. Irineu declarou serem elas necessárias e que o governo fora muito moderado em suas listas. Perguntado se esta a posição de um revolucionário Irineu respondeu que se integrava no movimento revolucionário, mas que julgara moderadas as atitudes de nossos militares quanto às cassações. Quanto à sucessão estadual o ex-governador foi de opinião ser muito prematuro fazer-se qualquer previsão, uma vez que teremos de aguardar o novo código eleitoral para saber se as eleições são diretas ou indiretas. Já se pensava em eleger presidente e governadores por colégios eleitorais, mas em 1965 o pleito ainda foi direto, Irineu não concorreu – mas apoiou seu sobrinho Antônio Carlos Konder Reis que perdeu aquela eleição para o deputado Ivo Silveira.

EDITAL Nº 81 – De ordem do Senhor Prefeito Municipal e na forma da lei, faço público a quem interessar possa que está aberta, pelo prazo de quinze dias, a contar desta data, concorrência pública para a aquisição de uma área de terra de dez a quinze hectares, nas proximidades da área urbana de Forquilhinha, por preço não superior a cinco milhões de cruzeiros, destinada à construção de um Posto Agropecuário, em convênio com a secretaria da Agricultura do estado de Santa Catarina. Ass. Adair Lima, Oficial de Gabinete. Era assim, simples assim.

E alcançamos a edição do Tribuna Criciumense que circulou na semana de 4 a 11 de julho de 1964 que, dentre outras matérias, publicou na capa: ESTUDO SOBRE CARVÃO NAS ESCOLAS – Dada a repercussão alcançada pela matéria publicada em nossa última edição passamos a publicar o anteprojeto de lei elaborado pelo nosso colaborador Rodeval José Alves, funcionário do Sindicato dos Mineradores. Art. 1º É obrigatório, nas escolas públicas o Município, o ensino de matéria sobre o carvão mineral e outros minerais do país. E Tribuna publica os demais artigos, em número de oito, disciplinando a matéria. Como falei na edição passada tal assunto não saiu do papel nem naquele 1964, nem nos anos seguintes, até hoje.

Esta crônica vai ao ar na Rádio Som Maior. E eu retornarei amanhã. Até lá amigos e um abraço do meu tamanho!

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito