Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Crônica da Cidade

Por Archimedes Naspolini Filho 11/05/2020 - 07:03

Busquei, na edição que circulou na semana de 22 a 30 de maio de 1964, do nosso saudoso semanário Tribuna Criciumense, os tópicos de publicações que dão um mergulho no passado e se transformam na Crônica da Cidade de hoje. E vou direto à página de esportes, de responsabilidade do nosso saudoso colega de trabalho Milioli Neto. E ele escreveu: OSVALDO ROLLA – O Diretor de Futebol do Comerciário, Osvaldo Souza, que esteve na quinta-feira passada em Porto Alegre, com o objetivo de contratar um treinador, regressou depois de deixar entabulada séria conversa com Foguinho que, recentemente, deixou o Cruzeiro da capital gaúcha. O antigo treinador, no Grêmio, ficou de aparecer em Criciúma e é esperado hoje, pela direção do ‘mais querido’. Se Foguinho não chegar hoje não virá mais, foi o que nos adiantou o Diretor. Nesse caso Ipojucan é o nome que poderá ser contratado.

Na edição seguinte, que circulou na semana de 30 de maio a 6 de junho de 1964, Tribuna Criciumense publicou na capa: DESBARATADA QUADRILHA DE LADRÕES DE AUTOMÓVEIS – Está em vias de ser solucionado, pela polícia criciumense, o problema dos furtos de automóveis, uma vez que as autoridades policiais, em diligência realizada quarta-feira à noite, conseguiram deter vários suspeitos e, em investigações posteriores, provavelmente conseguirão desbaratar essa verdadeira gang que age em nossa região. A diligência, que esteve sob o comando do delegado regional, Dr. Helvidio de Castro Velloso Filho e o Comissário Vilmor, contou com a participação do sargento Quintino, dos soldados Moacir, Laércio, Lauro, Joãozinho, da Polícia Militar, e do Cabo Cleomar, e soldados Maurício, Arnaldo e Damiani, do Exército e visitou as cidades de Araranguá e Meleiro. E a reportagem dá conta de que três funcionários públicos estaduais estariam envolvidos no roubo de mais de trinta automóveis. Em Araranguá foram detidas três pessoas.

JUSCELINO CASSADO – O senador Juscelino Kubitschek, a propósito de notícias afirmando sua disposição de retirar sua candidatura à presidência da República, prestou, à imprensa, a seguinte declaração: “Só deixarei de ser candidato pela morte ou pela violência prepotente. Nada tenho a retirar porque a candidatura não me pertence. Representa, ela, neste momento, a própria sobrevivência da democracia. Não me estão visando, mas apenas ao candidato. Confio em que toda esta onda de notícias não passe de guerra de nervos. Mas estou sereno e tranquilo para enfrentar o que for”. O ministro da Guerra, General Costa e Silva, ao desembarcar no aeroporto Santos Dumont, de regresso de São Paulo, declarou: “O Senhor Juscelino faz lembrar o discurso de João Goulart, do dia 30 de março último, como um desabafo em desespero de causa”.

E eu retornarei amanhã! Até lá amigos e um abraço do meu tamanho!

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito