Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Crônica da Cidade

Por Archimedes Naspolini Filho 06/05/2020 - 06:55

Busquei, na edição que circulou na semana de 9 a 16 de maio de 1964, do nosso saudoso semanário Tribuna Criciumense, os tópicos de publicações que dão um mergulho no passado e se transformam na Crônica da Cidade de hoje.

DELEGACIA DA SUNAB EM CRICIÚMA – Reunidos em nossa cidade, na semana que passou, Sindicatos Operários, órgãos de classe, entidades civis decidiram dar apoio ao governo na solução do problema do congelamento de preços. Na ocasião as entidades autorizaram os senhores Raul Clemente Pereira e José Antônio Gonçalves, respectivamente, presidentes do Sindicato dos Metalúrgicos e da Construção e Mobiliário de Criciúma, a representa-los, em Florianópolis, onde entrariam em contato com as autoridades da Sunab objetivando a instalação, em nossa cidade, de uma delegacia do referido órgão. A Sunab era a sigla da Superintendência Nacional do Abastecimento que monitorava os preços dos gêneros alimentícios em todo o país.

MINEIROS DISCUTEM AUMENTO SALARIAL – Atendendo solicitação do ministro do Trabalho, Arnaldo Sussekind, realizou-se, na quinta-feira passada uma reunião, no Sindicato dos Mineiros, com as presenças de todos os presidentes dos Sindicatos da região carbonífera catarinense, visando o aumento salarial de todas as categorias profissionais da mineração de carvão, uma vez que o convênio anterior já se encontra expirado. Passou a ser assim, negociação amigável, nem se falava mais em greve.

E alcançamos a edição de Tribuna Criciumense que circulou na semana de 23 a 30 de maio de 1964 que trouxe, na cabeça de capa: MINEIROS – NOVO AUMENTO – Trazendo boas notícias para os trabalhadores do carvão, regressou, da Guanabara, o Dr. Sebastião Neto Campos, presidente do Sindicato dos Mineradores. O Conselho do Plano do Carvão Nacional, em suas reuniões de quinta e sexta-feira últimas, resolveu dar cobertura de um aumento geral de 35% sobre os atuais salários, a partir de junho.

EM CRICIÚMA O GENERAL DARIO COELHO – O comandante da Quinta Região Militar, com sede em Curitiba, General Dario Coelho, esteve em visita a Criciúma na última terça-feira, aqui chegando em avião especial da Força Aérea Brasileira. Do aeroporto o General dirigiu-se diretamente ao Sindicato dos Mineradores onde se reuniu com as classes produtoras do município.  Ao meio dia o prefeito Arlindo Junkes homenageou o militar e sua comitiva com um almoço no Restaurante Capri. No início da tarde o Comandante empreendeu viagem à cidade de Joinville.

E eu retornarei amanhã. Até lá amigos e um abraço do meu tamanho

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito