Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Crônica da Cidade

Por Archimedes Naspolini Filho 27/04/2020 - 07:04

Dou sequência, buscando na edição que circulou na semana de 11 a 18 de abril de 1964, do nosso saudoso semanário Tribuna Criciumense, os tópicos de publicações que dão um mergulho no passado e se transformam na Crônica da Cidade de hoje. 

A edição epigrafada foi a segunda, depois do espetacular 31 de março de 1964, cantado por uns, chorado por outros. Como na edição anterior esta também ocupou toda a capa com notícias vinculadas à deposição do governo de João Goulart. E eu transcrevo:

ATO INSTITUCIONAL JÁ ESTÁ EM VIGOR – O Ato Institucional foi proclamado pelos ministros militares e justificam o mais importante documento como sendo, o mesmo, necessário para assegurar a reconstrução econômica, política e moral do país. O artigo 10 diz o seguinte: No interesse da paz e da honra nacional, e sem limitações previstas na Constituição Federal, os comandantes em chefe que editam o presente ato, poderão suspender os direitos políticos pelo prazo de dez anos e cassar os mandatos legislativos federais, estaduais e municipais, excluída a apreciação judicial desses atos.

DETIDAS, EM CRICIÚMA, 27 PESSOAS – Desde o dia 3 de abril, estão sendo detidas e interrogadas diversas pessoas de nossa cidade. Dos detidos pelas tropas do Exército, oito foram levados à capital do estado e foram alojados no Quinto Distrito Naval. 
Enquanto isso, no acampamento das tropas do Exército, em Criciúma, encontram-se mais de 19 pessoas detidas

CASTELO B RANCO – NOME COTADO PARA A PRESIDÊNCIA – O nome do General Humberto de Alencar Castello Branco para a presidência da República, tem encontrado a mais ampla ressonância em todos os meios políticos. Castello Branco é cearense, nasceu no dia 20 de setembro de 1900. E Tribuna descreve o curriculum vitae do militar em referência.

NOVOS MINISTROS – É a seguinte a relação dos ministros pertencentes ao governo de Ranieri Mazzilli, já empossados: Luiz Antônio da Gama e Silva, ministro da Justiça, cumulativamente com o ministério da Educação e Cultura; Octávio Gouveia de Bulhões, da Fazenda; Vasco Leitão da Cunha, das Relações Exteriores; Arnaldo Sussekind, do Trabalho; General Arthur da Costa e Silva, da Guerra; Almirante Augusto Hamann Rademaquer Grunewald, da Marinha; e o Brigadeiro Francisco Assis Corrêa de Melo, Aeronáutica. E o nosso hebdomadário registra o perfil biográfico de três deles: o do Itamaraty, o da Fazenda e o do Trabalho.

E eu retornarei amanhã. Até lá amigos e um abraço do meu tamanho

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito