Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Crônica da Cidade

Por Archimedes Naspolini Filho 24/04/2020 - 12:15

Busquei, na edição que circulou na semana de 11 a 18 de abril de 1964, do nosso saudoso semanário Tribuna Criciumense, os tópicos de publicações que dão um mergulho no passado e se transformam na Crônica da Cidade de hoje. 

A edição epigrafada foi a segunda, depois do espetacular 31 de março de 1964, cantado por uns, chorado por outros. Como na edição anterior esta também ocupou toda a capa com notícias vinculadas à deposição do governo de João Goulart. E eu transcrevo:
DEMOCRACIA APLAUDIDA EM CRICIÚMA – Grande massa popular participou e aplaudiu o desfile realizado no último domingo, dia 5, em regozijo à vitória das forças democráticas e em prol da paz e da liberdade. A Praça Nereu Ramos foi pequena para abrigar a multidão que se fez presente às manifestações. Aos sons dos tambores e marchas desfilaram as valorosas tropas do Exército, seguidas por grande número de populares que davam vivas à democracia. Habitantes dos municípios vizinhos para cá se deslocaram abrilhantando, assim, uma festa que, antes de ser criciumense, ou catarinense, era do povo brasileiro. Na oportunidade diversas pessoas discursaram. E o nosso Semanário reproduz parte dos discursos proferidos pelo Senhor Dr. Ernesto Bianchini Góes e pelo prefeito Arlindo Junkes. 

O desfile, realmente reuniu milhares de pessoas. Naquele momento todos queriam estar ao lado dos vencedores, não ficou ninguém em casa. Eu, particularmente, vi tudo da sacada do 2º andar do edifício São Joaquim, onde estava localizada a sede da Uesc. Era gente!
PRISÕES NA GUANABARA – Prosseguem, as autoridades das Forças Armadas e do Dops, na campanha anticomunista que vem realizando na Guanabara. Calcula-se que já foram efetivadas mais de 2.500 prisões, estando, o navio transporte Ari Parreiras totalmente lotado, ancorado ao largo da baia, servindo de navio-presídio, com elementos civis e militares. Além das prisões cerca de 500 pessoas pediram asilo político em embaixadas sul-americanas. 

MAZZILLI ASSINA NOVAS NOMEAÇÕES – O presidente Ranieri Mazzilli designou, hoje, dia 8 de abril, novos ocupantes para postos chave da administração pública do país. General Oswaldo Pinto da Veiga, para a presidência da Cia. Siderúrgica Nacional. Para Diretor do Plano do Carvão o Tenente Coronel Lauro Cunha Campos, e o Coronel Varonil Albuquerque Lima para a presidência das Centrais Elétricas Brasileiras.

E eu retornarei segunda-feira. Até lá amigos e um abraço do meu tamanho!

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito