Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Crônica da Cidade

Por Archimedes Naspolini Filho 23/04/2020 - 20:39

Dou sequência buscando, na edição que circulou na semana de 4 a 11 de abril de 1964, do nosso saudoso semanário Tribuna Criciumense, os tópicos de publicações que dão um mergulho no passado e se transformam na Crônica da Cidade de hoje. A edição epigrafada foi a primeira, depois do espetacular 31 de março de 1964, cantado por uns, chorado por outros. Como venho falando, significativo espaço da edição em tela foi dedicado à derrubada de Jango. Na Crônica de ontem retratei alguns registros da edição em epígrafe, todos eles voltados aos acontecimentos que derrubaram o governo de João Goulart, aos quais junto estes: 

Aqui em nossa região as notícias eram as mais desencontradas, uma vez que parte ouvia as emissoras da Libertação Nacional e, outra parte, sintonizava a Rede da Legalidade. Enquanto uma emissora solicitava calma e volta normal ao trabalho, a outra incitava às armas e à marcha contra os estados sublevados. Assim, o deputado Brizola dizia que Minas queria derramamento de sangue e que organizara um movimento golpista, direitista e reacionário e procurava levar o povo brasileiro a uma luta fraticida.

O Jornal Última Hora, de Porto Alegre noticiava que tropas do III Exército marchavam de Curitiba a São Paulo onde Amaury Kruel havia colocado o II Exército a serviço do golpismo e da subversão da ordem democrática. Enfim, havia uma palavra que as emissoras de ambos os lados repetiam: DEMOCRACIA.

Mas outros assuntos também permearam a edição que estamos enfocando, como esta: BANDA MUSICAL CRUZEIRO DO SUL – NOVA DIRETORIA – Em assembleia geral realizada no último dia 18 foi eleita a nova diretoria da Banda Musical Cruzeiro do Sul, a qual está assim constituída: Presidente, Augusto José Fermino, Vice-Presidente, Gilberto Machado Vieira, 1º Secretário Humberto Machado Vieira, 2º Secretário, Aldo Lima, 1º Tesoureiro, Francisco Faraco, 2º Tesoureiro, Ernandes João Scott, Orador, Dr. Ernesto Bianchini Góes e Fiscal, Manoel Alfredo Dias.

NOTAS ESPORTIVAS – HERCILIO LUZ FIRME NA LIDERANÇA. POSTAL TELEGRÁFICO: A PÁSCOA COMERCIARINA – MARCILIO DIAS E BARROSO, RENDA DE Cr$ 845.000,00 – GUATÁ FUZILOU MINERASIL – ATLÉTICO CAIU NA CAPITAL – IMBITUBA DERROTADO – METROPOL E URUSSANGA NÃO JOGARAM.

E lá no cantinho inferior esquerdo, da última capa, esta nota: ULTIMA HORA – Criciúma amanheceu guardada por tropas do Exército Nacional, da guarnição de Santa Catarina, que aqui vieram com o objetivo de manter a ordem. 

E eu retornarei amanhã. Até lá amigos e um abraço do meu tamanho!

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito