Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Crônica da Cidade

Por Archimedes Naspolini Filho 20/04/2020 - 07:01

Dou sequência buscando, na edição que circulou na semana de 3 a 11 de abril de 1964, do nosso saudoso semanário Tribuna Criciumense, os tópicos de publicações que dão um mergulho no passado e se transformam na Crônica da Cidade de hoje. A edição epigrafada foi a primeira, depois do espetacular 31 de março de 1964, cantado por uns, chorado por outros. Como venho falando, a capa da edição em tela foi toda dedicada à derrubada de Jango. Além do que já publiquei, em tal capa são lidas diversas notas, como esta: EM SÃO PAULO, GRANDE DESFILE – Na capital de São Paulo que, com seu governador Adhemar de Barros, teve participação decisiva nos acontecimentos, será realizado, na próxima segunda-feira, um grande desfile da vitória com a participação de um milhão de pessoas. Não recordo do número de tantas pessoas, mas foi um dos maiores desfiles vistos na capital paulista.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS – No aeroporto de Congonhas foram detidos os senhores Vilson Fadul, Osvaldo Lima Filho e Amaury Silva. Notícias do Rio dão conta de que o Sr. Brizola está em Montevidéu, onde chegou num avião particular.
Faz três edições que a Crônica da Cidade se ocupa, exclusivamente, do que publicou a capa da edição em epígrafe. Mas, nas páginas seguintes o assunto continuou sendo abordado, com ênfase. Na página dois, por exemplo: RADIOGRAFIA DA CRISE – MANCHETES DA SEMANA, NA IMPRENSA: GOVERNO CEDEU ÀS EXIGÊNCIAS DOS MARINHEIROS AMOTINADOS – CHEFES DA ARMADA E O CLUBE NAVAL CONDENAM, DE MANEIRA VEEMENTE, A SOLUÇÃO DADA À CRISE – NOVO MINISTRO DA MARINHA RECONHECE: MINHA NOMEAÇÃO FOI FEITA CONTRA A VONTADE DE TODO O ALMIRANTADO – EM DOIS DIAS ESTARÁ RESOLVIDA TODA A SITUAÇÃO – ÚLTIMA DO CLUBE NAVAL: OU OS MARINHEIROS SÃO PUNIDOS OU OS OFICIAIS NÃO VOLTAM AOS SEUS POSTOS – SÃO PAULO E MINAS REBELADOS PARA DERRUBAR JANGO – GOVERNADOR MINEIRO AFIRMA: O MOVIMENTO DEFLAGRADO NÃO TEM CARÁTER SEPARATISTA. Essas manchetes revelam o ‘animus’ que havia no Brasil, antes e durante a crise de 31 de março.

E eu retornarei amanhã, reproduzindo mais informações colhidas na edição que se reportou à derrubada do governo de João Goulart, a 31 de março de 1964. Até lá amigos e um abraço do meu tamanho! 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito