Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Crônica da Cidade

Por Archimedes Naspolini Filho 14/04/2020 - 07:05

Busquei, na edição que circulou na semana de 28 de março a 4 de abril de 1964, do nosso saudoso semanário Tribuna Criciumense, os tópicos de publicações que dão um mergulho no passado e se transformam na Crônica da Cidade de hoje.

USIMINAS DEVE UM BILHÃO AO SUL – Com destino ao Rio de Janeiro, viajará, na segunda feira, uma caravana de mineradores em companhia dos prefeitos municipais da região carbonífera. Essa comissão terá encontro com o ministro de Minas e Energia, com o ministro da Fazenda, com o presidente do BNDE e com o presidente da Usiminas, visando obter uma solução para o pagamento das faturas em atraso que, a esta altura, ultrapassam a soma de um bilhão de cruzeiros. Na ocasião tratarão, junto ao Congresso Nacional, da manutenção do royalty às prefeituras, quando discutir a regulamentação do imposto único sobre minerais. Esse royalty foi a salvação das nossas prefeituras durante muito tempo. Fora criado o IUM, ou Imposto Único sobre Minerais e, dele, generosa fração era devolvido aos municípios produtores de minérios. Quando o IUM era creditado à conta do tesouro municipal, havia festa nas cidades produtoras de carvão: com tais recursos os prefeitos liquidavam praticamente todos os débitos da administração.

ZÉ TRINDADE VEM AÍ – Zé Trindade, popular cômico do cinema nacional, estará em Criciúma dia 4 de abril. Esse fenomenal artista tem sido responsável por inúmeras gargalhadas pelos diversos papéis que interpretou. Conhecido em todo o Brasil pelas telas dos cinemas, Zé Trindade trabalhou em diferentes películas, como Mulheres, Cheguei, Espírito de Porco, Mulheres à vista, Marajá da índia, Entrei de Gaiato, Camelô da Rua Largo, e tantos outros. Depois de se apresentar no palco do Cine e Teatro Milanez Zé Trindade irá se apresentar na Metropolitana e em Siderópolis.

ELEIÇÕES ESTUDANTIS EM CRICIUMA – (Reprodução ipsis literis) Realizaram-se, dia 15 p. p., as eleições democráticas visando a renovação nos quadros diretivos da União dos Estudantes de Grau Médio de Criciúma – Uesc. Foi grande o comparecimento às urnas por parte do estudantado de Criciúma, apesar da inexistência de oposição à candidatura de Archimedes Naspolini Filho e de seus companheiros de chapa Carlos Roberto Amante e Linei Regina Conti. A posse aconteceu no salão nobre da Galeria Benjamin Bristot com a presença de altas autoridades e de muitos estudantes da cidade. As eleições da Uesc realmente mexiam com a cidade de Criciúma. Lamentavelmente aquela entidade sucumbiu em 1965, por ordem de autoridades militares, segundo informou o presidente de então, Eno Steiner. 

E eu retornarei amanhã. Até lá amigos e um abraço do meu tamanho!

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito