Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Crônica da Cidade

Por Archimedes Naspolini Filho 13/04/2020 - 10:15 Atualizado em 13/04/2020 - 16:34

Continuo buscando, na edição que circulou na semana de 21 a 28 de março de 1964, do nosso saudoso semanário Tribuna Criciumense, os tópicos de publicações que dão um mergulho no passado e se transformam na Crônica da Cidade de hoje.

DESPERTAR DE VOCAÇÕES – A vida atual, em suas diversas circunstâncias, e pela inflação que, a todos, atormenta, tem tornado cada vez mais difícil o setor dos estudos. Procurando superar estas condições e dar ao filho do operário mineiro, além do estudo teórico, o técnico, tão solicitado pela especialização atual, os mineradores de carvão tomaram a iniciativa de criar a escola técnica da Satc, cuja parte industrial foi focada em reportagem anterior que vem, agora, ser complementada por algumas palavras sobre o ginásio industrial, que funciona com suas quatro séries ao lado daquele estabelecimento. É um artigo, da direção do jornal, falando sobre o funcionamento da escola técnica industrial da Satc. A redação é concluída com estas palavras: Antes de terminar deve-se dizer que, tanto na escola industrial quanto no ginásio industrial o ensino é inteiramente gratuito, assim também o transporte, o internato, o material, a alimentação, os livros didáticos, enfim, para estudar na Satc o aluno tem apenas um dispêndio: querer estudar.

SEM VESTIBULAR – O ministro interino da Educação, sr. Júlio Sambaqui, informou a jornalistas que, já no próximo ano, 1965, cerca de 20.000 formandos do curso secundário, não precisarão prestar exames vestibulares para ingressar no ensino superior, terão ingresso garantido. OS beneficiados serão os alunos dos colégios universitários instituídos pelo MEC junto às antigas universidades. Esta medida é o início de um programa que visa acabar com os exames vestibulares, permitindo que o certificado de conclusão do curso secundário garanta, ao portador, ingresso automático nas faculdades. Não ocorreu. O vestibular continuou sendo o terror dos secundaristas até o século seguinte, pois só depois do ano 2000 é que tais vestibulares, para alguns cursos, foram abolidos.

CRICIÚMA VERÁ O PERNAS TORTAS – Garrincha acompanhará a delegação botafoguense que, em futuro próximo, visitará nossos gramados, a convite do Atlético Operário F. C. Porém, a data de 1 de abril está descartada. A vinda do Botafogo foi adiada porque o Atlético está comprometido com o campeonato catarinense. Veremos, em edições futuras, que o Botafogo veio e trouxe o Pernas Tortas. Garrincha foi a grande atração, mas parou no zagueiro Tenente. Eu estava no Valdemar de Brito, e vi.

E eu retornarei amanhã. Até lá amigos e um abraço do meu tamanho!

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito