Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

"Bom dia, Archimedes" agora no 4oito! Leia e ouça

Por Archimedes Naspolini Filho 14/04/2020 - 10:25 Atualizado em 14/04/2020 - 10:33

Há alguns anos, quando o blog era uma das novidades do mundo das comunicações modernas, um colega de trabalho me induziu a construir o meu – embora a contra gosto – e nele publiquei alguns trabalhos literários de minha lavra. Para mexer no seu conteúdo precisava ser digitada uma senha constituída de letras e algarismos. Nos primeiros dias, tudo bem. De repente, qual é mesmo a minha senha? Perdi aquela combinação algorítmica e o blog, oh, foi para o arquivo do tempo.

Ontem, por obra do Denis Luciano e seus colegas de estúdio, um novo blog me foi construído e inserido no Portal 4oito.com.br, aqui da nossa emissora. Este comentário, por exemplo, dentro de instantes estará fazendo parte do seu corpo, assim como a crônica diária que traz à tona os principais tópicos de edições antigas do nosso grande hebdomadário Tribuna Criciumense, de saudosa memória.

E é dela, da Crônica da Cidade, que quero me reportar. Este trabalho, de resgate histórico, começou retratando fragmentos noticiosos de Criciúma, a partir de 1951, estampados nas edições do nosso primeiro semanário, o Folha do Povo, de propriedade do advogado Dr. Pedro Vergara Correa. Era 24 de abril de 2017 e, desde ali, diariamente, um pedaço escondido da nossa história é trazido ao ar e fazendo recordar importantes acontecimentos havidos em nossa progressista cidade.

Hoje está sendo radiofonizada a edição que circulou na semana de 28 de março a 4 de abril de 1964. Foi a primeira edição a partir dos episódios ocorridos a 31 de março de 1964, porém, como o jornal já esteva impresso quando da chegada dos militares ao Poder, tais fatos fariam o cerne da edição seguinte e isto é o que veremos amanhã.

Até agora a Crônica da Cidade – que é um compromisso da Som Maior com a História de Criciúma – vem sendo apenas radiofonizada. Daqui pra frente, além de três inserções diárias, na programação da emissora, ela estará estampada nas páginas do meu blog, no portal 4oito.com.br.

Amanhã, por exemplo, divulgarei as manchetes intrigantes da capa da edição da semana de 3 a 11 de abril de 1964 que nos disseram: TUDO CALMO EM CRICIÚMA – SUPERADA A CRISE: VITÓRIA DO MOVIMENTO REBELDE – MAZZILLI NA PRESIDÊNCIA – DONA MARIA TERESA EM MADRI – JOÃO GOULART VIAJA – JANGO EM MONTEVIDEU – DETENÇÕES EM CRICIÚMA – EM SÃO PAULO, GRANDE DESFILE – POVO CARIOCA FESTEJA A VITÓRIA – Por sua vez, ainda na capa, quatro fotografias: Carlos Lacerda, Jango, Magalhães Pinto e a festa popular do Rio de Janeiro. 

Isso tudo estará sendo dissecado, com a transcrição - ipsis literis - de tais notícias que retratam o sentimento da cidade nos primeiros momentos daquela grave crise política que se abateu sobre a nossa combalida República. Muitos, certamente, se lembrarão de tudo. Outros, em número consideravelmente maior, tomarão conhecimento daqueles fatos todos.

Então, finalizando a prosa de hoje, o que falo e o que escrevo, a partir de ontem, publicados no meu blog inserido no Portal 4oito.com, inclusive com o podcast, isto é, com o áudio da minha fala.

E que todos comecemos o dia como queremos termina-lo! Bom dia!

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito