Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

A nova Controladoria do Governo Salvaro

Por Archimedes Naspolini Filho 10/07/2020 - 11:39 Atualizado em 10/07/2020 - 11:41

In primo loco, deixa eu mandar meus cumprimentos especiais ao meu irmão de número três, José Lauro, o Beppi, que hoje completa 93 anos de idade, o m ais longevo do tronco familiar Archimedes-Eleonora. Hoje ele é o patriarca da família. E, certamente, estará reunido com os seus descendentes para receber cumprimentos de todo o nosso condado. Sua irmã gêmea, a Maria Laura, já partiu e recebe a nossa oração fraternal em comemoração à data. Feliz aniversário, fratelli!

Feito este registro, volto a sete de janeiro deste ano. Na oportunidade eu comentava à passagem do 140º aniversário do município, comemorado no campus do Parque Centenário que, naquele dia, recebia o nome do seu construtor, prefeito Altair Guidi. E eu disse, sem qualquer subterfúgio: “falou-se muito em inauguração do Parque. Errado: o Parque já foi inaugurado quando do primeiro mandato do prefeito Guidi. O que se fez agora, foi uma repaginação daquela praça pública”.

E falei sobre as obras inacabadas, embora re-inauguradas naquele dia. E falei do plantio de coqueiros, como se não tivéssemos outros espécimes para ali serem plantados. E falei sobre os contratos celebrados com terceirizados para concluírem as obras e que o alcaide afirmava que seriam cancelados pela inobservância dos prazos estabelecidos. E, por derradeiro eu disse textualmente isto: “Finalmente, merece reparos a fixação dos nomes do prefeito e do vice prefeito – e do seu staff - no painel que oficializa o nome de Altair Guidi ao Parque. Concorre com a própria designação do logradouro. Apelo puramente demagógico e eleitoreiro. As obras devem ser impessoais, diz a lei. E ali isso não foi respeitado.

Competiria ao Ministério Público determinar que a despesa seja glosada e aquele painel pago pelo próprio prefeito, por ter todo o formato de propaganda pré-eleitoral. Ou não?”

Pois o Ministério Público denunciou o que eu comentei e o Juizado da Comarca acatou a denúncia e a transformou em processo. Aliás, mais um na vida do prefeito que dá jeito. Parece que não sabe conviver sem agressão às leis da qual resultam processos que, inclusive, já o condenaram e o tornaram inelegível.

E olha que há outros na fila: essa visita do Gaeco e do Ministério Público e da Polícia Civil ao Paço, há poucos dias, no episódio eletricitário das lâmpadas, terá desdobramentos. Aquelas denúncias feias contra a gestão da Afasc, engavetadas – momentaneamente - por alguns vereadores, também subirá à tona.

E agora somos informados de que o inquilino do Paço está propondo a formação de um grupo de entidades para acompanhar as ações orçamentárias do seu governo, denominando-a de “Uma Controladoria”. Pura demagogia! Puro apelo eleitoral, de novo.  A Lei nº 7.473, de 11 de julho de 2019 (aniversário amanhã), criou a Controladoria Interna e a Controladoria Geral do Município. Portanto, se as coisas estão precisando de acompanhamento de controle não é por falta de controladoria. O que precisa é dar força à Controladoria já existente. 

Chamar entidades para formarem controladoria é pura demagogia e imagino que nenhuma entidade séria seja capaz de ouvir o canto da sereia. Por que não chama os vereadores para fazerem isso? Não são eles, os vereadores, os fiscais das ações do Executivo?

Os caracteres garrafais para citarem seu nome na placa do Parque originam um processo judicial.

As denúncias contra a gestão da Afasc estão na fila.

O curto circuito provocado pelo Gaeco e pelo Ministério Público terá consequências eletrizantes.
É aguardar para conferir.

O que não precisa ser aguardado para se saber ser de excelência é o serviço prestado pela Lemos Mudanças. Ali não há apagão nem curto circuito: é tudo às claras, com muita capacidade, muita tecnologia e muita responsabilidade. Mudanças com embalagens apropriadas, mão de obra especializada e cobertas por apólices de seguro. A Lemos Mudanças faz mudanças há 40 anos o que nos força a garantir: Mudanças é com a Lemos Mudanças.

E que todos comecemos o dia como queremos termina-lo!  Bom dia!

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito