Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Semana da Criança: para que serve a brincadeira? Parte II

Por Ananda Figueiredo 10/10/2017 - 18:30 Atualizado em 10/10/2017 - 19:14

Como anunciei no texto de ontem, nesta semana apresentarei trinta e cinco razões para você incentivar seu filho ou filha a ser criança através do que é mais propício nesta idade: o brincar. Abaixo, você conhecerá mais cinco motivos:

6) Tem crescido o número de adultos que chegam ao consultório reclamando de sua falta de foco. E você sabe onde desenvolvemos isto? Na estimulação do brincar na infância! Quem nunca viu uma criança de olhos cerrados e língua entre os dentes enquanto montava um quebra-cebaça ou fazia uma torre com blocos?

7) Brincar é a principal linguagem da criança, independentemente de sua cultura, meio econômico ou social. "Ouvir" a brincadeira da criança é uma excelente maneira de conhecê-la. Quem precisa de um termômetro para saber que o filho ou filha não está bem se o vê quietinho, sem brincar?

8) É também na brincadeira que a criança constrói sua identidade. Nela, interage com seu corpo, com os familiares, com os objetos, com o mundo ao seu redor. Assim, se diferencia do que a cerca, se apropria de si, se entende e vai construindo sua maneira própria de agir.

9) A Universidade de Delaware e Temple, dos EUA, descobriu que crianças de até cinco anos que brincam com blocos de montar (aqueles que doem a beça quando pisamos em cima) possuem melhores habilidades matemáticas e noção de espaço na vida adulta. Para além do ganho escolar e profissional, estas habilidades são muito úteis do caixa do supermercado ao estacionar sem câmera de ré.

10) A última razão de hoje pode ser resumida em RI-SA-DA. Eu sei, você adora ouvir a gargalhada do seu pequeno - quem não gosta, não é? A diversão da brincadeira faz sua filha ou filho sorrir e já está provado que isto contribui diretamente com o bem-estar da criança: ativa cerca de vinte e quatro músculos da face, melhora a circulação e a oxigenação das células, reduz os hormônios do estresse e libera os de relaxamento. Bônus: duvido que você segure o riso diante da gargalhada do seu pequeno. Assim, você também garante todos estes benefícios ;)

Até amanhã, com as razões de 11 à 15!

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito