Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

112 de imigração japonesa e comemoração do dia do Nikkei

Ale Koga
Por Ale Koga 18/06/2020 - 11:56Atualizado em 18/06/2020 - 13:17

Antes do mundo parar por conta da pandemia, tive o privilégio e a honra de viajar para o Japão em Fevereiro/2020 e conhecer o Japão pela primeira vez. E arrisco a dizer que talvez tenha sido a última vez que tenha visto e conhecido o Japão da maneira que vi e conheci. Através dessa viagem, entrei em contato com um ponto de vista da cultura japonesa diferente do que eu tinha. Afinal, como neta de japoneses (por parte de pai), tudo que sabia de Japão até então era pela visão deles. E foi incrível viver essa experiência e poder dizer que agora tenho o "meu Japão".

Hoje, 18 de Junho, comemora-se os 112 anos da imigração japonesa ao Brasil e se antes eu já comemorava a data, agora não só comemoro como faço questão de relembrar tudo que aprendi na visita ao museu da Migração Japonesa ao Exterior em Yokohama. Ali, pude entender melhor os motivos que levaram os japoneses a migrarem e como foi a chegada no Brasil pelo ponto de vista deles. Esse foi um dos momentos mais emocionantes da viagem, pois imaginei não só meus avós, mas todos aqueles que tiveram que abrir mão de tudo que tinham e lidar com as perdas para encarar uma viagem de 50/52 dias de navio para um país com cultura, idioma, clima totalmente diferentes.

E com essas lembranças da viagem que convido a todos para comemorar comigo no sábado (20/06), o Dia Internacional do Nikkei. Nikkei é o descendente de japonês que mora fora do Japão e a data foi instituída em 2018, na 59ª Convenção dos Nikkeis e Japoneses no Exterior (Kaigai Nikkeijin Taikai), em Honolulu, Havaí, com o objetivo de valorizar e unir os, aproximadamente, 3 milhões de nikkeis ao redor do mundo. A escolha do dia é alusiva à chegada do primeiro grupo de emigrantes japoneses no Havaí, em 1868.

Entre nós, a Lei 17.169/2019, de autoria do vereador Aurélio Nomura (PSDB), incluiu no Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo, o Dia Internacional do Nikkei, a ser comemorado oficialmente no dia 20 de junho.

“Esta data emblemática, neste momento em que celebramos os 112 anos de imigração japonesa no Brasil, merece ser comemorada com muita ênfase”, destaca o presidente Renato Ishikawa. “A novidade de protagonizar uma edição online é interessante e bem aceita”, acrescenta, lembrando que em nosso país reside a maior população de descendentes de japoneses fora do Japão.

A comemoração do Dia Internacional do Nikkei será online e ao vivo, de forma interativa e descontraída, com apresentação de Alexandre Kawase, Telma Shiraishi, Claudio Kurita e Sandra Hayashida. A exibição será no formato de revista eletrônica com apresentações artísticas, depoimentos de convidados e personalidades nikkeis e não-descendentes, admiradores ou praticantes da cultura japonesa.

A live terá a participação de autoridades do Governo do Japão como o Vice-Ministro de Negócios Estrangeiros, Keisuke Suzuki, o Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, e o Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, que deixarão suas mensagens de saudação além da participação de vários nikkeis e "newkei" (não descendentes entusiastas e apoiadores da cultura japonesa).

Segundo o coordenador do evento, Alexandre Kawase, “a repercussão do evento está sendo muito positiva. Esperamos atingir o nosso propósito de provocar uma reflexão sobre os valores nipo-brasileiros, de uma forma leve e por meio das vozes de nikkeis e newkeis de diferentes gerações. É uma oportunidade para ampliar a presença digital do Bunkyo e realizar um evento, de fato, internacional”.

Durante a programação será divulgada a Campanha Amigo, promovida pelo Bunkyo, destinada a arrecadar recursos para a manutenção do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil e do Pavilhão Japonês, dois significativos espaços culturais de São Paulo.

LIVE DO BRASIL PARA O MUNDO
Data: BRASIL - 20 de junho de 2020 – sábado, às 20h (horário de Brasília).
JAPÃO - 21 de junho de 2020 – domingo, às 8h (horário de Tóquio)

Link – acesso gratuito
YOUTUBE: https://www.youtube.com/bunkyodigital
FACEBOOK: www.facebook.com/bunkyo
Mais informações: http://www.bunkyo.org.br/

4oito

Deixe seu comentário