Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
4

Experiências de uma Missão Diplomática no Japão

Ale Koga foi uma das seis representantes brasileira em uma viagem de sete dias no Japão
Vitor Netto
Por Vitor Netto Criciúma - SC, 19/02/2020 - 16:32Atualizado em 19/02/2020 - 19:19
Foto: Vitor Netto / 4oito
Foto: Vitor Netto / 4oito

Em Criciúma, aproximadamente 150 famílias descentes Japoneses moram na região Sul de Santa Catarina. Essas famílias e todo o estado catarinense e do Paraná estiveram representados pela analista de mídias digitais Alessandra Koga, a Ale. Toda a experiência vivida ao longo de sete dias de viagem foi compartilhada no programa Do Avesso desta quarta-feira, 19, na Rádio Som Maior. 

Para participar da Missão Diplomática, Ale passou por uma seleção no Consulado Japonês em Curitiba. Ao todo, 13 participantes da América Latina, sendo seis do Brasil. O objetivo da Missão é fazer com que os descendentes vão até o Japão para trazer as experiências para os país natais. 

Os avós de Ale vieram do Japão para o Brasil, residindo em São Paulo. Há seis anos Ale veio morar em Criciúma. Sendo assim, ela é considerada Nikkei, que é a denominação em língua japonesa para os descendentes de japoneses nascidos fora do Japão ou para japoneses que vivem regularmente no exterior.

"O objetivo é de fazer com que nós tenhamos a nossa visão de Japão e volte para as nossas comunidades trazendo os valores apreendidos e assim fazer passar esses valores para a comunidade", comenta Ale. 

No programa Do Avesso, Ale ainda falou sobre as diferenças culturais e a preocupação de engajar os jovens do Japão e os descentes espalhados pelo mundo na cultura japonesa.