Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Adelor Lessa 03/09/2025 - 06:33 Atualizado há 4 horas

O estudo de concepção para o contorno ao Morro dos Cavalos tem quase 100 páginas.

Para ser preciso, são 98 páginas.

Material robusto, detalhado.

Estudo seria entregue hoje pelo Governador Jorginho ao Ministro Renan Filho, dos Transportes, em reunião com o Fórum Parlamentar Catarinense. Mas, a reunião não foi confirmada e o Governador vai protocolar o documento no Ministério. 

É uma proposta completa para concepção do contorno ao Morro dos Cavalos via br 101

O Governo do Estado foi até onde era possível com o estudo.
Porque Ir adiante, só pelo pelo Ibama, Dnit, Funai, e outros órgãos ligados ao Governo Federal, que tem acesso à reserva indígena do local. Os tecnicos do estado não conseguiram porque não tiveram autorização de acesso à area pelos índios.  

Mas, está ai o estudo. É uma alternativa a ser avaliada.

Fundamental a registrar é que não estamos diante de uma escolha - este ou aquele projeto.

A discussão não é tunel ou contorno. 
Pode ser os dois. 

Pode fazer um tunel e o contorno.
Dois caminhos, duas possibilidades.
Depois de prontos, se der problema em um, tem o outro. 

Na normalidade, a obra do túnel vai demorar mais, o contorno ficaria pronto antes, e seria primeira solução.

Também pode ser dois túneis e o contorno. 
Seria resolver por muitas décadas.

Pelo orçamento feito pelos técnicos do estado, o contorno está avaliado em menos de r$ 300 milhões.
Em principio, menos de 1/3 de um túnel.

E, pela proposta do Governador, a obra seria feita com créditos que o Governo de Santa Catarina tem com o Governo Federal pelos recursos que repassou para tocar obras federais, que estavam paradas no mandato passado no estado. 

A decisão é de Brasilia.
Para o sul catarinense, e para Santa Catarina, o que interessa e ter solução no Morro dos Cavalos.
Tem que resolver!
Tem que ter decisão já, não dá mais para esperar!

E o importante é que tem possibilidades.
Tem alternativas.
Com recurso público, sem recurso publico, com investimento da concessionaria.
Com envolvimento do estado, ou sem envolvimento do estado.

É preciso sentar para conversar, estudar, avaliar, e decidir, bater martelo.

 

Por Adelor Lessa 02/09/2025 - 18:32 Atualizado em 02/09/2025 - 19:01

Uma ducha gelada na mobilização pela solução no Morro dos Cavalos. A reunião com o ministro dos transportes, Renan Filho (MDB), anunciada para amanhã (quarta-feira), não vai acontecer. O Ministro vai viajar amanhã cedo para Curitiba, no Paraná.

O que seria o "dia d" para definição sobre a obra no Morro dos Cavalos, virou "dia de frustração".

Pode ser mais uma frustração na luta pela solução no Morro dos Cavalos, o "dia D" projetado para amanhã quarta-feira.  

Pela manhã, o deputado Pedro Uczai (PT), coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, informou na rádio Som Maior, que a reunião não estava confirmada. 

"Estou em contato direto com o gabinete do Ministro para confirmar a reunião, pela importância do assunto, e pela expectativa gerada, mas ainda não tenho sinal verde", disse.

No fim da tarde, depois das 18h, o deputado anunciou: " a reunião não vai acontecer, o Ministro vai para o Paraná".

Não há sinalização de nova data.

O governador Jorginho Mello (PL) participaria da reunião e faria a entrega do projeto do contorno pelo Morro dos Cavalos, elaborado pelos técnicos do Governo do estado, e obra orçada em r$ 291 milhões.

O que estava previsto, e anunciado, é que na reunião de hoje, com deputados federais, senadores e Governador, fosse definida a obra a ser feita no Morro dos Cavalos para passagem da Br 101. Um túnel, dois túneis ou o contorno.

Seria um passo adiante. Virou um passo atrás!

 

Por Adelor Lessa 02/09/2025 - 10:40 Atualizado em 02/09/2025 - 16:12

Pode ser mais uma frustração na luta pela solução no Morro dos Cavalos, o "dia D" projetado para amanhã quarta-feira.  

A expectativa gerada é que amanhã, em reunião do ministro Renan Filho com os deputados federais e senadores de Santa Catarina, mais o governador Jorginho Mello, fosse definida a obra a ser feita no Morro dos Cavalos para passagem da Br 101. Um túnel, dois túneis ou o contorno.

Mas, o coordernador do Fórum Parlamentar Catarinense, que reúne deputados fedreais e senadores, deputado Pedro Uczai, informou hoje cedo na rádio Som Maior que a reunião ainda não está confirmada.

Ele está tratando com o gabinete do Ministro para confirmação da reunião. 

Por Adelor Lessa 02/09/2025 - 09:44 Atualizado em 02/09/2025 - 16:11

As contas que indicam cassação do vereador Luan / sessão decisiva deve ser semana que vem

Depois que a comissão processante aprovou, por maioria de votos, parecer pela cassação do vereador Luan Varnier (MDB), a decisão vai para o plenário, onde poderão votar os nove vereadores da Câmara de Urussanga.

Para confirmar a cassação, são necessários seis votos.

Sendo assim, é só fazer conta.

Dos nove vereadores, 3 são do MDB, 2 do PL, 2 do PP, 1 do União Brasil e 1 do PSD.

É provável que os outros vereadores do MDB votem a favor do "companheiro".

Então, faltaria um voto para "salvar" Luan.

Mas, PL, UB e PSD anunciam posição fechada pela cassação.

Foi criada uma expectativa sobre o voto da vereadora Izolete Vieira, a Lete (PP).

Falei com ela, que disse direta e objetivamente: "nao vou rachar voto na bancada, voto com meu parceiro de Câmara".

O "parceiro" de bancada é o vereador Zé Biz, que foi da comissão processante e que votou pelo parecer de cassação.

Então, desfecho projetado.

Sessão extraordinária da Câmara para confirmar ou não o parecer de cassação deve ser realizada na próxima semana.

Se nada mudar, se nenhum fato novo acontecer, deve dar 6 x 3 pela cassação.

Mais detalhes a respeito, no comentário abaixo, feito hoje na rádio Som Maior:

 

Por Adelor Lessa 02/09/2025 - 07:00 Atualizado em 02/09/2025 - 10:10

O Conselho Fiscal da Cooperaliança se reuniu ontem e decidiu notificar o presidente Dedê de Jesus para que se afaste voluntariamente do cargo, depois que a denúncia do Ministério Público contra ele, por corrupção, peculato e lavagem de dinheiro foi aceita pela Justiça.

Se não for atendido, o Conselho deve convocar assembléia da Cooperativa para discutir afastamento do presidente, e já anunciou que vai recorrer à ANEEL.

Dedê garante que não vai se afastar, e que segue sua agenda normal. Hoje, estará em Florianópolis, junto com dirigentes de outras cooperativas do estado, em reunião com o governador Jorginho Mello.

Dedê emtiu nota ontem à tarde:

"Em relação as notícias veiculadas a respeito da decisão proferida pelo Poder Judiciário, que recebeu a denúncia no tocante a minha gestão à frente da CooperAliança, informo que tomei conhecimento com serenidade e respeito, da mesma maneira que recebi a informação de que foi indeferido, pela segunda vez, o pedido para o meu afastamento da Presidência da Cooperativa, a qual seguirei exercendo pautado na seriedade e responsabilidade que o cargo exige.
Reitero que confio nas instituições do Poder Judiciário e Ministério Público, e reafirmo a retidão de minha conduta tanto pessoal quanto profissional a frente desta Cooperativa, tanto é verdade que muitos dos fatos investigados já foram objeto de promoção de arquivamento pelo MPSC. 
Por fim, informo que meus advogados ja estão elaborando minha defesa e que no decorrer da instrução processual ficará provado, dentro dos princípios da ampla defesa e do contraditório, a minha inocência frente as acusações".

O Conselho da Cooperaliança também emitiu nota, no fim da tarde:

"O Conselho Fiscal da Cooperaliança, no exercício de suas atribuições legais e estatutárias, informa que o processo decorrente das investigações em curso é amplo, complexo e de grande abrangência  financeira envolvendo diferentes áreas e servidores da Cooperativa; O Conselho Fiscal está em fase de análise detalhada dos dados, documentos e informações já disponibilizados; Neste momento, ainda não foram definidas medidas concretas, uma vez que o Conselho Fiscal está avaliando, com cautela e responsabilidade, quais providências serão adotadas frente ao andamento das investigações; O objetivo é garantir que todas as decisões sejam pautadas na legalidade, na transparência e na proteção dos interesses dos cooperados.O Conselho Fiscal da Cooperaliança, no exercício de suas atribuições estatutárias e legais, vem por meio deste comunicar que estará reunido com representantes da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, em data agendada, com o objetivo de tratar de ações de intervenção e medidas regulatórias relacionadas à Cooperaliança de Içara. A iniciativa decorre da necessidade de assegurar a transparência, a boa governança e a proteção dos interesses dos cooperados, diante dos fatos apurados e das recentes investigações criminais que atingem a Cooperativa. Destacamos que o Conselho Fiscal considera fundamental o apoio institucional da FECOERUSC, tanto na interlocução junto aos órgãos de controle quanto no fortalecimento das práticas de fiscalização e conformidade no âmbito das cooperativas de energia. Colocamo-nos à disposição para compartilhar informações e alinhar estratégias conjuntas em prol da credibilidade do sistema cooperativista de eletrificação catarinense".
 

Por Adelor Lessa 30/08/2025 - 09:49 Atualizado em 30/08/2025 - 10:15

O Juíz da Comarca de Içara, Rodrigo Barreto, aceitou denúncia do Ministério Público contra o presidente da Cooperaliança (Cooperativa de Içara), Reginaldo de Jesus, o Dede, por irregularidades que teriam sido cometidas durante a sua gestão na cooperativa.

No despacho, o Juíz escreve:  "Recebo a denúncia, pois representa os pressupostos processuais, nos termos do art. 41 do Codigo de Processo Penal, as condições para o regular exercício da ação penal e a justa causa necessária para sua deglagração".

Mais adiante, acrescenta o Juíz Rodrigo Barreto que "os elementos indiciatórios produzidos indicam a suposta prática de crimes pelos denunciados. De maior parte, tem-se os supostos crimes de peculato e corrupção passiva por parte de Reginaldo de Jesus, presidente da Cooperaliança, aliado ao suposto crime de lavagem de capitais em suposta associação criminosa com mais pessoas fisicas e juridicas".

O Juíz também determinou que a ANEEL (Agencia Nacional de Energia Elétrica) seja cientificada das investigações, para que possa tomar as medidas que entender cabiveis dentro de sua esfera de atuação. No inquérito policial foi sugerida a intervenção na Cooperativa, diante das irregularidades apuradas.

A denúncia do Minstério Público foi feita a partir de inquérito policial que investigou e apurou as irregularidades.

Durante o inquérito, Dede chegou a ser preso por um periodo para não atrapalhar as investigações. 

A partir de agora, ação judicial vai tramitar na Comarca para apurar os supotos crimes que teriam sido cometidos. 

Por Adelor Lessa 28/08/2025 - 19:32 Atualizado em 28/08/2025 - 21:39

Os candidatos ao senado na chapa do governador Jorginho Mello (PL) em 2026 serão Esperidião Amin (PP) e Carlos Bolsonaro (PL).

A composição teria sido definida em um acordo firmado entre o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, governador Jorginho Mello e o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A revelação foi feita hoje pelo site Metrópoles, destacando que a ex-primera dama Michele Bolsonaro teria sido contrariada, porque defende a deputada Caroline de Toni (PL) como candidata ao senado.

De acordo com o site, o acordo foi revelado pelo próprio Valdemar. "O Amin nós queremos: eu, o Bolsonaro e governador Jorginho", disse ele.

O reporter perguntou - "e como fica a De Toni?".

Valdemar respondeu: "A Carol é muito querida. Ela volta para deputada federal".

Hoje, na região, pelo menos um parlamentar do sul do estado disse ter ouvido em Brasília a mesma informação do comando nacional do PL.

Carlos Bolsonaro é filho do ex-presidente Bolsonaro e vereador no Rio de Janeiro, mas já está procurando imóvel para fixar residência em São José, na Grande Florianópolis.

A sua candidatura ao senado por Santa Catarina é "da cota" do ex-presidente (e pai).

 


 

 

Por Adelor Lessa 27/08/2025 - 10:55 Atualizado em 27/08/2025 - 19:28

O projeto do Contorno pelo Morro dos Cavalos foi "torpedeado" na reunião da Fiesc, terça-feira.

O que existe até agora é um "pré-projeto" e precisaria de pelo menos dois anos para ter o projeto completo.

Secretário de infraestrutura do estado e assessor técnico confirmaram na reunião da Fiesc.

Em Brasília, a ANTT encaminhou relatório ao Tribunal de Contas "sinalizando" pela construção de dois túneis no Morro dos Cavalos, que já tem projeto pronto e licenciado.

Mas, o Governo Federal só vai se posicionar em definitivo depois da audiência da próxima quarta-feira do Fórum Parlamentar Catarinense com o Ministro dos Transportes, quando o Governador do estado vai entregar o estudo feito sobre a obra do contorno.

Além disso, o clima em Brasília, na ANTT e no Tribunal de Contas, é passar o Morro dos Cavalos para o trecho sul da Br 101, o que facilitaria a obra.

Por tudo isso, se tivesse que apostar, colocaria todas as ficha na definição do assunto Morro dos Cavalos pela construção de dois túneis pela concessionária do trecho sul, a CCR.

No comentário abaixo, feito na rádio Som Maior, programa Ponto Final, mais detalhes a respeito.

 

Por Adelor Lessa 27/08/2025 - 05:52 Atualizado em 27/08/2025 - 07:13

O prefeito Vaguinho (PSD), de Criciúma, falou pouco de política na entrevista exclusiva para a rádio Som Maior, de quase 1 hora. Mas, sinalizou sobre a possibilidade de disputar reeleição em 2028.

Além disso, falou da "cidade do autista", sobre obras projetadas, e principalmente sobre o aporte de recursos que está negociando para obras de infraestrutura na cidade, que chegam a meio bilhão de reais.

São US$ 60 milhões de dólares do Focem e R$ 150 milhões do Governo do estado.

Abaixo, mais detalhes e outras informações, do comentário feito na rádio Som Maior, programa Ponto Final.

E mais: 

Juiz pede que presidente da Comissão discplinar da Prefeitura de Urussanga explique porque não foi indiciado o vereador e ex-secretário Luan Varnier pelo "fura fila". Decisão do Juíz saiu ontem, fim da tarde.

 

Por Adelor Lessa 26/08/2025 - 07:05 Atualizado em 26/08/2025 - 17:49

Equipe da secretaria de infraestrutura do Governo do Estado concluiu o projeto do contorno da BR-101 pelo Morro dos Cavalos.

Orçamento ficou em R$ 291 milhões, que é menos de 1/3 do custo projetado para implantação de um túnel.

O governador Jorginho Mello (PL) pediu ao coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado Pedro Uczai (PT), que marque audiência com o Ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), para entregar o projeto.

De acordo com o Governador, se o Governo Federal devolver os recursos aportados pelo estado em obras em rodovias federais no mandato passado, o Governo do Estado faz a obra.

Com o projeto do contorno, o Governo Federal passará a ter mais uma alternativa para resolver a passagem da BR-101 pelo Morro dos Cavalos. As outras são dois tuneis ou um tunel.

A previsão é que até o final da semana o Governo Federal decida o que será feito.

Se não aceitar a proprosta do Governador Jorginho, o Governo Federal vai negociar com uma das concessionárias da BR-101 para fazer a obra, com ampliação do contrato e garantia de retorno do investimento pelo ajuste nas tarifas de pedágio.

Há negociações em curso com a concessionária do trecho norte, a Arteris, e também com a concessionária do trecho sul, a CCR.

Mas, para a CCR assumir a obra, é preciso aprovar a passagem do Morro dos Cavalos para o trecho sul da BR-101.   

 

Por Adelor Lessa 25/08/2025 - 18:04 Atualizado em 26/08/2025 - 17:48

Os cinco vereadores do PL de Criciúma foram chamados pelo governador Jorginho Mello para uma reunião de ajuste de sintonia.

Eles vão tomar café da manhã com o Governador nesta terça-feira, 9h30.

Na sexta-feira, à tarde, os vereadores se reuniram com a prefeita Dalvânia Cardoso, que assumiu a coordenação regional do PL na Amrec (foto).

A prefeita disse depois do encontro que ficou bem impressionada com o entendimento entre eles. "Estão muito unidos", disse.

Ontem, o Governador chamou para um café.

O objetivo é ajuste de sintonia.

O Governador estabeleceu uma boa relação com o prefeito Vaguinho, a partir de janeiro. Estão, inclusive, definindo um pacote de obras para Criciúma, com recursos do Estado.

Os vereadores do PL, no entanto, tem uma relação "bicuda" com o prefeito, fazendo oposição e, em alguns momentos, de forma mais dura.

De outro lado, os vereadores tem relação próxima com o ex-prefeito Clesio Salvaro, com quem tiveram recentes reuniões.

Salvaro está afastado de Vaguinho e se fez inimigo político de Jorginho.

Em síntese, Governador e vereadores do PL estão em "campos" diferentes em Criciúma.

O café desta terça deve tratar disso.  

Por Adelor Lessa 25/08/2025 - 05:38 Atualizado em 25/08/2025 - 08:22

A comemoração do aniversário do delegado Ulisses Gabriel, chefe da polícia civil de Santa Catarina, sábado, no sitio da familia, em Orleans, foi também uma demonstração de força da sua candidatura a deputado estadual para 2026.

Ulisses (PL) fazia questão de ressaltar, todo o tempo, que o evento era apenas para comemorar o seu aniversario (ocorrido no dia 19 de agosto), mas no ambiente a sua candidatura era tratada como fato consumado.

Estavam presentes os prefeitos da principais cidades do sul do estado - Vaguinho Espíndola (PSD), Criciúma, Dalvânia Cardoso (PL), Içara, e Estener Soratto (PL), Tubarão.

O deputado federal Ricardo Guidi (PL), também estava no evento, e muitos empresários da região, como o ex-presidente da Acic, Olvacir Fontana, o presidente do Conselho da Acic e vice-presidente da Facisc, Cesar Smielevski, o presidente do Conselho da Librelato, Aloir Librelato, e o presidente do Sindicato da Construção de Criciúma, Alessandro Pavei.

O empresário Guilherme May, ex-presidente da Aciva, que chegou a anunciar a intenção de disputar a eleição para deputado, confirmou no evento que vai atuar na coordenação da campanha de Ulisses.

Na camiseta de Ulisses, a frase que virou seu slogam: "Aqui o Bambu Ronca! Linha dura contra o crime".

 

Fato novo

O advogado Wlillian Bonassa, ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Siderópolis, anunciou durante a comemoração do aniversário do delegado Ulisses que está decidido a encaminhar a sua candidatura a prefeito de Siderópolis em 2028.

Ele já tratou do assunto com o seu sogro, empresário Henrique Salvaro, e está começando a articular com forças politicas da cidade.

Uma possibilidade é se filiar no PL para ser candidato. Mas, nenhuma definição ainda sobre partido. Há outras possibilidades.

O ex-prefeito Douglas Warmling, que estava ao seu lado, garantiu que está fechado no projeto.

Na eleição de 2024, Willian apoiou a candidatura do ex-prefeito Helio Cesa (MDB).

 

Por Adelor Lessa 22/08/2025 - 19:46 Atualizado em 25/08/2025 - 16:42

A Comissão de Processo Administrativo Disciplinar formada na prefeitura de Urussanga concluiu que, considerando os depoimentos prestados, o relatório da sindicância e demais provas colhidas, não houve materialidade de possivel conduta indevida do ex-Secretário de Saúde, vereador Luan Varnier (MDB), e por isso decidiu pelo não indiciamento.

Luan foi Secretário de saúde do municipio no início do ano, quando foi acusado de furar a fila de atendimetno para benficiar uma pessoa da sua relação pessoal.

Ele pediu exoneração alguns dias de a denúncia vir a público.

A Comissão Disciplinar decidiu, no entanto, encaminhar o indiciamento da servidora Geisiane Matos, o médico Alexandre Gomes e a ex-servidora Rafaela Belina.

Integram a Comissão os servidores municipais Ana Elisa Fontanela (presidente), Guilherme Mazzucco (secretário) e Carolina Spillere.

Na Câmara de Vereadores de Urussanga ainda tramita processo encaminhado por Comissão Processante que avalia pedido de cassação do mandato do vereador Luan pelo mesmo caso.   

Por Adelor Lessa 21/08/2025 - 18:45

Acélio Casagrade vai se reunir amanhã com o presidente estadual do Republicanos, deputado Jorge Ghoeten, e ouvir convite para assinar filiação e sair candidato a deputado estadual. 

Não deverá dizer sim, nem não. Quer avaliar melhor o quadro, mais adiante.

Mas, daqui um ano, estarão definidos oficialmente, e homologados pelas convenções partidárias, todos os candidatos a deputado estadual para eleição de outubro de 2026 na região.

Daqui para frente, difícil algum nome novo. Os nomes deverão os que estão citados.

Hoje há mais de 20 nomes listados pela AMESC e AMREC, incluindo deputados candidatos à reeleição e nomes novos.

Os deputados Julio Garcia (PSD) e José Milton Scheffer (PP) não vão disputar reeleição.

José Milton será candidato a deputado federal.

Julio também está "mapeado" para federal, mas poderá ser candidato a vice-governador.

Os deputados Tiago Zilli (MDB), Rodrigo Minotto (PDT) e Jessé Lopes (PL) vão disputar a reeleição.

O deputado federal Luiz Fernando Vampiro (MDB) não tem projeto definido. A tendência é que seja candidato a estadual, e provavelmente em outro partido. A tendência é que seja pelo PSD.

A ex-deputada Ada de Luca (MDB) também está em duvida, mas avalia ser candidata a estadual.

O delegado Ulisses Gabriel (PL), chefe da polícia civil no estado, com candidatura bem encaminhada para estadual, nasceu em Turvo, mora em Criciúma, mas tem vínculos com Orleans, cidade da familia da sua mulher e onde já morou. Por isso, pode ser incluido na lista de candidatos da AMESC ou AMREC. Uma possibilidade é que seja lançado candidato por Turvo. Na lista abaixo ele é incluído pela AMESC.

O empresário Guilherme May (PSD) anunciou intenção de ser candidato, mas já disse que está em sintonia com Ulisses. Se Ulisses for candidato, vai apoiá-lo e trabalhar na coordenação da campanha. 

A prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha (MDB), que chegou a ter sua candidatura a estadual tratada como fato consumado, decidiu que não vai para a eleição.

A prefeita de Içara, Dalvânia Cardoso (PL), diz que ainda não decidiu. Admite que pode disputar eleição para estadual. Mas, depois  que assumiu a coordenação regional do PL, atendendo pedido do Govenador Jorginho, sinalizou que deve ficar na prefeitura.

Os nomes listados hoje como candidatos a deputado estadual pela AMESC são:

deputado Tiago Zilli (MDB), candidato a reeleição, Evandro Scaine (PP), prefeito de Arroio do Silva, Ulisses Gabriel (PL) e Motinha (Republicanos), filho do ex-deputado Manoel Motta.

Na AMREC a definição do quadro depende da definição do ex-prefeito Clesio Salvaro (PSD). 

Se ele for candidato, deve fazer votação histórica em Criciúma, forçando os concorrentes a buscar mais votos em outras regiões. Deve afastar vários candidatos da eleição.

Mas, ele tem dito que não quer ser candidato a deputado. Está pronto para ser vice de João Rodrigues (PSD) na disputa pelo Governo.

Se não for vice, não deverá ser candidato a nada em 2026. 

Os nomes listados hoje como candidatos a deputado estadual pela AMREC são:

deputados Jessé Lopes (PL) e Rodrigo Minotto (PDT), Clesio Salvaro (PSD), Mateus Gazola ou Lindomar Pinto (NOVO), Aldinei Poteleck (Republicanos), Marcos Machado (MDB), Guilherme Colombo (PL), Arleu da Silveira (PSD), Jorge Koch (MDB), Irani Alberton (PP), Dalvania Cardoso (PL), Arlindo Rocha (PT), Laerte Silva, prefeito de Jaguaruna (PODEMOS), Dr daniel (PDT), Tati Rodrigues (PDT), Jefferson Monteiro (Republicanos), Acelio Casagrande (Republicanos), Ada de Luca (MDB) e Vampiro (MDB ou PSD).

 

     

 

   

Por Adelor Lessa 21/08/2025 - 06:07 Atualizado em 21/08/2025 - 10:59

O empresário José Roberto Ramos, o Zé Roberto, foi eleito ontem à noite e será empossado no dia 22 como novo presidente do Republicano. 

O processo teve a condução do Coordenador Regional do partido, advogado Jeferson Monteiro.

Zé Roberto está na lista de candidatos a deputado federal e representa o setor da proteção veicular em Santa Catarina.

Ele foi para o Republicanos através de articulação de Jefferson Monteiro.

Na foto, o ato de filiação, em Florianópolis, com as presenças do presidente naconal do paartido, deputado Marcos Pereira (primeiro à esquerda), e do presidente estadual, deputado Jorge Ghoeten (primeiro a direita).

Posse de José Roberto na presidência será  amanhã, com a presença do presidente estadual, deputado federal Jorge Ghoeten. 

Por Adelor Lessa 20/08/2025 - 19:15 Atualizado em 20/08/2025 - 19:52

Guilherme Sampaio, novo diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), se reuniu hoje, fim da tarde, com o deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB) e o senador Esperidião Amin (PP) e sinalizou positivamente sobre a possibilidade de transferência do Morro dos Cavalos para o trecho sul da Br 101, sob concessão na CCR.

A ANTT deve encaminhar ao Tribunal de Contas o indicativo pela mudança. 

Depois do "de acordo" do TCU, a ANTT e o Governo Federal vão iniciar negociações com a CCR para obra de passagem da Br 101 no Morro dos Cavalos.

O deputado Vampiro e o senador Amin vão a paartir de agora buscar manifestações de apoio à mudança, por oficios, de todos os deputados federais e senadores do estado, Governo, Assembléia Legislativa, Federação das Industrias, Prefeitos, e entidades representantes do processo produtivo e das organizações sociais.

Se o Morro dos Cavalos passar para o trecho sul, será a grande obra da CCR. Se ficar no trecho norte, estará numa "fila" com outras obras maiores e mais importantes que a Arteris terá que executar.

Guilherme Santiago foi sabatinado hoje à tarde no Senado Federal e teve seu nome aprovao para assumir como diretor geral da ANTT.

 

 

 

Por Adelor Lessa 19/08/2025 - 20:55 Atualizado em 19/08/2025 - 21:18

A arquiteta Grazi Soratto, esposa do prefeito Estener Sorato Junior (PL), de Tubarão, deverá ser uma das novidades na lista de candidatos a deputado estadual em 2026 no sul catarinense.

A confirmação só depende do "de acordo" do governador Jorginho Mello (PL), segundo o prefeito Sorato. Deve sair nos próximos dias.

Na sexta-feira, o deputado Jorge Ghoeten, presidente estadual do Republicano, terá reunião em Criciúma com o secretário de saúde de Içara, Acélio Casagrande, para tomada de decisão sobre sua possivel candidatura a deputado estadual.

Acelio está filiado no PL, mas tem convite para filiar no Republicano e confirmar canidatura a deputado.

O médico Irani Alberton, presidente do PP de Criciúma, reafirma candidatura a deputado estadual e garante que decisão é irreversivel.

O delegado Ulisses Gabriel (PL), chefe da polícia civil de Santa Catarina, não muda o "plano de vôo, e confirma candidatura a deputado, apesar dos movimentos no partido para que ele "arquive" o projeto.

Assim, o mapa de candidatos está praticamente fechado.

Só falta responder perguntas sobre três politicos da região - Julio Garcia, Geovânia e Vampiro.

Vampiro será candidato a deputado federal ou estadual? Pelo MDB ou PSD?

Geovania de Sá, deputada federal, será candidata a reeleição pelo Repubicanos ou pelo PSD?

Julio Garcia, deputado estadual e presidente da Assembléia, será candidato a deputado federal ou vice-governador?

Quando as perguntas forem respondidas, o mapa de candidatos estará montado.

Mais detalhes, no comentário abaixo, feito na rádio Som Maior, programa Ponto Final:

 

Por Adelor Lessa 19/08/2025 - 07:48 Atualizado em 19/08/2025 - 08:20

GAECO e GEAC, coordenados pelo Ministério Público de Santa Catarina, cumpriram mandado de busca e apreensão hoje cedo na casa de ex-prefeito de Braco do Norte.

Ministério Público não liberou nome do ex-prefeito.

GAECO e GEAC deflagraram hoje cedo a a 6ª fase da Operação Mensageiro, destinada à apuração de crimes contra a Administração Pública, incluindo corrupção ativa e passiva, fraude à licitação, organização criminosa e lavagem de capitais. 

Por determinação do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, estão sendo cumpridos 3 mandados de prisão preventiva e 36 mandados de busca e apreensão em residências e empresas localizadas em 4 municipios do sul do estado - Laguna, Imbituba, Braço do Norte e Imarui.

Em outras regiões, nos municípios de Rio do Sul, Blumenau, Florianópolis, Gaspar, Bombinhas e Palhoça. 

Foram presos preventivamente empresários suspeitos de manter as práticas ilícitas, e cumpridas medidas de busca e apreensão contra servidores, ex-servidores e agentes políticos -  incluindo ex-prefeitos de Braço do Norte e Rio do Sul. 

Esta fase da investigação busca aprofundar a colheita de provas relativas a contratos de coleta e destinação de resíduos sólidos urbanos em diversas regiões do Estado, nos quais se apuram indícios de atuação de agentes públicos e particulares em esquema criminoso estruturado. 

Por Adelor Lessa 18/08/2025 - 07:05 Atualizado em 18/08/2025 - 17:11

O governador Jorginho Mello (PL) e o prefeito Vagner Espíndola (PSD) estão tratando da implantação de dois viadutos em Criciúma, para resolver problemas de mobilidade. 

Um deles no bairro Pinheirinho, na região da Unesc, e outro na rótula do anel viário, próximo ao 28 GAC.

As discussões estão na fase de avaliações, possibilidades e levatamento de custos, mas governador e prefeito estão efetivamente tratando do assunto.

É possivel que algum anúncio seja feito nos próximos dias.

Além disso, tratam de outras obras estruturantes para a cidade, detalhadas na entrevista do prefeito Vaguinho à rádio Som Maior, hoje cedo (audio anexo, abaixo).

A secretária de educação, professora Luciane Ceretta, está participando das discussões, pelas relações com a cidade.  

O deputado Julio Garcia (PSD), presidente da Assembléia Legislativa, tem feito a intermediação e participa das discussões. 

Ontem, na visita à Agroponte, o Governador elogiou o prefeito, disse que ele é competente, que será dos melhores prefeitos da história da cidade, e anunciou que está tratando com ele de novos projetos, que incluem grandes obras.

Ouça a entrevista com o prefeito prefeito Vaguinho à rádio Som Maior: 

 



 

 

Por Adelor Lessa 15/08/2025 - 13:41 Atualizado em 15/08/2025 - 15:28

 A Unesc teve decisão favorável na Justiça para correção da nota do curso de medicina dada pelo INEP em abril.

Na sentença, foi determinada a correção de uma distorção no cálculo do Conceito Preliminar de Curso.

A Justiça Federal determinou que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) refaça, no prazo de 60 dias, a avaliação do curso, considerando os dados corretos sobre o regime de trabalho e a titulação dos docentes.
 
A decisão reconhece que a nota 2, divulgada em abril, foi resultado de erro material no cadastro de informações, o que gerou uma avaliação “sabidamente distorcida”, como consta na sentença.

"Manter a nota incorreta ofende os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade e a correção não acarreta prejuízos a terceiros, ao contrário, reforça a fidedignidade do processo avaliativo nacional", acrescenta.

A decisão representa vitória importante a Unesc, porque sempre teve boa avaliação do curso.
  
Na mais recente avaliação de reconhecimento do Ministério da Educação, a graduação recebeu conceito máximo (nota 5) após análise de mais de 50 critérios. Além disso, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a nota foi 3, acima da média nacional.

Mesmo assim, teve "abalo de imagem" com a divulgação da nota 2, amplamente divulgada e "explorada" por concorrentes.
 
“Essa decisão restabelece a verdade. Nosso curso de Medicina é referência no país e reconhecido pelo MEC com a nota máxima. Temos uma formação que alia ciência, inovação e compromisso social, com estrutura moderna, corpo docente altamente qualificado e milhares de atendimentos gratuitos à comunidade todos os anos. A nota distorcida não traduz essa realidade”, afirma a reitora licenciada da Unesc, Luciane Ceretta, atualmente secretária de educação do estado.
A decisão judicial ressalta que a correção é medida técnica e urgente, evitando prejuízos a estudantes, à instituição e ao próprio sistema de avaliação da educação superior.

“Essa vitória não é apenas da Unesc, mas de toda a comunidade acadêmica e regional que confia na nossa Universidade. Seguimos firmes no compromisso de formar médicos competentes, éticos e comprometidos com a vida e com a transformação social”, comenta a reitora em exercício Gisele Coelho Lopes.

« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito