Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Udo pode confirmar Eduardo, Bolsonaro cresce no sul e outras da coluna de hoje

Por Adelor Lessa 19/03/2018 - 06:13 Atualizado em 19/03/2018 - 06:15

Prefeito de Joinville, Udo Döhler, MDB, confirmou ontem à noite que vai decidir nesta semana se renunciará ou não a prefeitura para disputar o governo, na eleição de outubro.

Disse que tem dois "momentos" previstos para os próximos dias, a partir de duas conversas a fazer que considera importantes. Se forem bem sucedidas, seguirá com o projeto. Caso contrário, anunciará que não vai renunciar a prefeitura e ficará fora da disputa.

Udo descarta a possibilidade de ser candidato a vice-governador ou senador, como chegou a ser especulado na semana passada. So deixará a prefeitura para disputar o governo.

Fator decisivo - para ser candidato, ele quer ter a garantia de reedição da tríplice aliança, com MDB, PSD e PSB. Diz que para ganhar a eleição, só a unidade do MDB pode ser suficiente. Mas, tem que ter a garantia de governabilidade, com maioria na Assembléia.

Para isso, Udo está conversando com o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, PSDB, e com o governador licenciado Raimundo Colombo, PSD. Também se reuniu com o ex-deputado Julio Garcia, ainda sem partido, mas que vai voltar ao PSD no dia 24, próximo sábado.

As conversas que ele terá na semana passam por aí. Pela garantia, ou não, da aliança maior.

A decisão de Udo pode ter efeito “dois em um”. Porque no caso de ele desistir da eleição, pode sacramentar a candidatura de Eduardo Moreira à reeleição.

Sem o prefeito no páreo, e no comando do estado, com a máquina na mão, Eduardo ficará em situação muito favorável.

Só vai depender da sua capacidade de articulação. Internamente e com outros partidos.

 

Buscando aliado

Na procissão de Nosso Senhor dos Passos, ontem, em Florianópolis, Eduardo Moreira chegou acompanhado na esposa, Nicole, e da sogra, Maria Olinda. 

Coube a ele segurar uma das oito hastes do pálio sagrado, ao lado do deputado Marcos Vieira, presidente estadual do PSDB (foto).

Depois da procissão, Eduardo e Marcos conversaram bastante.

 

Chapa nova

Depois do prejuízo provocado na candidatura de Paulo Bauer pela investigação determinada pelo STF sobre suposto caixa dois na sua campanha de 2014, Napoleão Bernardes passou a ser a “bola da vez” no PSDB. Pode ser o candidato a governador.

Mas, também pode ser o vice de Eduardo, que oferece ainda aos tucanos uma vaga na chapa majoritária, com candidatura ao senado. No caso, seria para Bauer.

 

Na saúde

Eduardo Moreira vai começar a semana na secretaria de saúde do estado.

Cumprindo o que havia dito antes de assumir, estará ao lado do secretário Acelio Casagrande, participando das definições sobre questões importantes do setor.

 

Na agenda

Dois fatos importantes previstos para a semana.

No sábado, dia 24,a filiação de Julio Garcia no PSD, e lançamento de sua candidatura a deputado, com ato político regional em Criciúma.

Antes disso, pode explodir a “nova bomba”, desdobramento da Lava Jato, que pode atingir poéticos e partidos do estado, a partir de delações feitas por empreiteiros presos.

 

Bolsonaro cresce

O dentista Jessé Lopes, coordenador do grupo Amigos do Bolsonaro de Criciúma, participou no sábado em Itajaí de um encontro estadual de aliados de Jair Bolsonaro em Santa Catarina. Reuniu mais de 700 pessoas.

Na sexta-feira, em Araranguá, Jesse (na foto, a direita) e o seu pai, o também dentista Julio Lopes (a esquerda), inauguram uma clinica com a presença do vereador de Tubarão, Lucas Esmeraldino (na foto, no centro), que vai assumir a presidência do PSL no estado e será candidato ao senado em dobradinha com Bolsonaro.

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito