Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Teste do Evaldo deu negativo. E agora?

Por Adelor Lessa 01/04/2020 - 12:54 Atualizado em 01/04/2020 - 17:41

Agora saiu primeiro o resultado do Laboratório Central do Estado, o Lacen, atestando que Evaldo Stopassoli não estava com coronavírus.

Evaldo foi internado na sexta-feira, 27, e o resultado do exame só saiu poucas horas depois de ele ter sido cremado.

Mas, no período em que ele ficou na UTI do Hospital da Unimed, recebeu tratamento para paciente com coronavírus, porque foi assim diagnosticado.

O médico Leandro Avany Nunes, presidente da Unimed, disse hoje cedo na Som Maior:

"Ele internou com quadro tipico de Covid-19. Foi dirigido a UTI e ali começaram todas as providências, incusive uso de hidroxicloroquina, os antibióticos indicados e todo o processo que hoje o Ministério da Saúde e todas as entidades médicas preconizam para tratamento deste tipo de caso".

E disse mais, se referindo ao caso:

"A morte pelo coronavírus é muito trágica, não permite que a família nem entre em contato com o ente querido que faleceu. Ele tem que ser manipulado de maneiras especiais, inclusive com velório muito curto, só para a familia. É tudo muito drástico".

Evaldo faleceu às 2h25, e foi levado à cremação já às 8h, diante apenas da esposa e os dois filhos.

Por fim, o médico acrescentou na entrevista:

"Hoje a gente tem a primeira perda, de uma pessoa querida na cidade, de uma pessoa ativa, que trabalhava, e ai fica a mensagem para aqueles que estão se divertindo na rua. Ontem a cidade parecia que estava normal, mesmo em quarentena. Todas as características clinicas do paciente evidenciam o Covid-19. Porém há uma característica. Mesmo que o exame venha negativo, isso não exclui a doença do Covid. Isso é outro problema. No exame, o Covid-19 positivo aparece quando a doença está periférica no pulmão e vários trabalhos mostram que, quando a doença se mostra central no pulmão, pode dar negativo e o paciente ser positivo. Em alguns casos, os exames tem dado negativo, e se tem certeza que é Covid. Pelo exame de sangue, pela evolução da doença, pela tomografia".

Agora há pouco, o médico Leandro Avany Nunes conversou a respeito com o Secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, e acrescentou:

"Nos pacientes com tempo de evolução do Evaldo, o exame nasal não tem valor, porque já dá negativo, porque a infecção deixa de ser periférica e passa a ser central. No caso, a recomendação é que se faça a coleta da secreção traqueal, que foi feita nele, e vai sair o resultado amanhã. Deve sair amanhã".

Enfim, o paciente foi internado e tratado com medicamento para coronavírus, foi encaminhado para cremação praticamente sem velório, como é feito com pacientes com coronavírus, e os médicos tem convicção que era coronavírus.

Diante da polêmica gerada, recomendável então aguardar o resultado de amanhã.

Mas,  que fique registrado - as informações foram baseadas em diagnósticos e pareceres dos médicos que o trataram. Longe de ser fake news, como foi apontado pela assessoria de comunicação da Prefeitura. 

Tags: Coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito