O prefeito de Laguna, Preto Cripa (PL), registrou BO (boletim de ocorrência), ontem, contra a deputada federal Julia Zanatta (PL), por temer pela sua segurança, da sua familia e da equipe de governo na prefeitura.
O prefeito informa que a deputada fez postagem na sua rede social de imagens suas vestido em fantasia tradicional de carnaval, com a frase: "esse moço vai se arrepender até o último fio de cabelo de ter tocado no meu nome".
Na seqüência, ele acrescenta:
"A publicação se soma ao histórico da parlamentar de expor armas de fogo em público e adotar posturas agressivas, o que gera fundado temor pela minha segurança, de minha familia e da equipe de governo, diante do atual cenário de violência política no país".
Po fim, o prefeito Preto requer o registro formal da ameaça explícita feita pela deputada Julia, com análise de risco e eventual solicitação de medidas protetivas, e o reconhecimento do caráter continuado e orquestrado da perseguição, que transcende divergência política.
O início
As diferenças entre a deputada e o prefeito vem da eleição municipal de 2024. O prefeito diz que ela não participou da sua campanha e fez movimentos em favor do candidato adversário.
Isso veio à tona durante um debate numa rádio de Laguna, onde o prefeito disse que não é do PL da deputada Julia e do deputado Zé Trovão, alegando que eles não estiveram com ele na eleição.
A deputada reagiu no fim de semana, com videos e lives, onde defende sua expulsão do partido e faz criticas duras.
Disse que o governo de Preto está cheio de comissionados ligados ao PT e ao PC do B.
Os deputados Zé Trovão e Jessé Lopes, os dois do PL, também publicaram vídeos com criticas ao prefeito e defendendo seu desligamento do partido.
Procurada ontem à noite, a deputada estava embarcando para Brasília e disse que sua reação ao BO registrado era uma "risada".
Ela disse ainda que vai pedir na direção nacional do PL e na direção estadual a expulsão do prefeito.
Preto Cripa conversou com o governador Jorginho Mello, presidente estadual do PL, relatando o ocorrido.
O governador teria dito que iria conversar com a deputada.
Em Laguna, já circula nos bastidores que o prefeito pode sair do PL e voltar ao Republicanos, partido onde já esteve filiado.