O prefeito de Laguna, Preto Cripa, oficializou ontem à noite a mudança do PL para o Republicanos, com aval do govenador Jorginho Mello (PL).
A filiação do prefeito ao Republicanos foi feita durante encontro estadual do partido, em Florianópolis, com a presença do presidente nacional do partido, deputado federal Marcos Pereira, do governador Jorginho Mello e do presidente estadual do partido, deputado federal Jorge Ghoeten.
A troca de partido do prefeito foi motivada principalmente por um desentendimento grave com a deputada federal Julia Zanatta (PL).
O prefeito diz que a deputada não participou da sua campanha, chegando a praticar gestos ao candidato adversário, e a deputada reagiu com veemência, acusando-o de ter politicos de esquerda no seu governo, e passando a fazer ataques pesados ao prefeito nas redes sociais.
O próprio Governador aconselhou o prefeito a seguir para o Republicanos, partido que ele operou para reestruturar e encorpar no estado.
com a sua participação direta.
Governador e prefeito tem relação muito próxima.
No ato de ontem à noite, o Republicanos fez várias filiações, incluindo prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e ex-prefeitos do estado, boa parte por influência do Governador. Destaque para o prefeito de Biguaçú, Salmir da Silva, e a vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina Soar.
A prefeita Carmen Zanotto, de Lages, também faria filiação, mas ela não foi ao encontro por causa da morte de um dos seus secretários na prefeitura.
O prefeito de Laguna foi a única filiação do sul do estado.
A deputada federal Geovania de Sá participou do encontro, já integrada ao Republicanos, mas não assinou filiação porque precisa esperar a abertura da "janela de transferência", que a lei prevê para deputados, que será em março.
O encontro estadual do partido foi realizado na Assembléia Legislativa, auditorio Antonieta de Barros.
O governador Jorginho Mello destacou a importância da união política pelo desenvolvimento de Santa Catarina e parabenizou o Republicanos pelo crescimento e pela coerência.
O presidente estadual do Republicanos, Jorge Goetten, disse que o encontro representou um marco no projeto de expansão do partido.
O presidente nacional, Marcos Pereira, encerrou o evento destacando a consolidação do Republicanos como uma das maiores forças políticas do país, com governadores, senadores e deputados.
O governador Tarcisio de Freitas, de São Paulo, é filiado ao Republicanos, e poderá ser o principal adversário de Lula na eleição de 2026.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!