Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Pacote de medidas para corrigir aposentadorias irregulares na Prefeitura

Por Adelor Lessa 30/08/2018 - 06:29 Atualizado em 30/08/2018 - 06:30

Finalmente, fumaça branca. Os desvios no CriciumaPrev, fundo de previdência dos servidores da prefeitura de Criciuma, começam a ser encarados, e administrados. É o caminho para evitar um futuro “rombo" nos cofres do município.

Decisões tomadas ontem - suspender a tramitação de todos os projetos que estão na câmara de vereadores e que tratam de aposentadorias, revisar de imediato os valores pagos em aposentadorias irregulares e realizar um senso da previdência municipal.

Uma equipe técnica de alto nível será montada para uma avaliação geral, com a coordenação da comissão multi-representativa constituída em audiência pública, que estará em sintonia com os conselhos do CriciumaPrev.

A divida do governo do município com o CriciumaPrev, estimada hoje em mais de r$ 32 milhões, poderá ser quitada com a cessão de áreas públicas não utilizadas (como as que a prefeitura está colocando a venda em leilão).

As decisões saíram de reuniões realizadas ontem pelos conselhos administrativo e fiscal do CriciumaPrev, com prefeitura, sindicato dos servidores e vereadores.

A propósito, os conselhos tem tido a postura adequada no tratamento do assunto. Especialmente o de administração, pelo comando da presidente, Patricia Bonfante.

Os conselhos, reunidos ontem pela manhã, notificaram o presidente do CriciúmaPrev, Darci Antonio Filho, para que tome providencias de imediato para suspender pagamentos indevidos em aposentadorias. Especialmente, de valores referente a funções gratificadas incorporados aos proventos (que o Tribunal de Contas emitiu parecer pela ilegalidade).

À tarde, decidiram realizar o senso previdenciário. 

Além disso, consolidaram o entendimento que a partir de agora precisam avançar na solução do problema, e para isso precisam de estar bem informados, com dados técnicos corretos e completos.

Não se trata apenas de garantir pagamento das aposentadorias dos servidores municipais. Isso, a lei garante. Aposentadorias serão pagas com caixa do CriciumaPrev, ou da prefeitura.

Se a missão for bem sucedida, será evitada uma sangria nos cofres da prefeitura, que está prevista para dentro de cinco ou seis anos, porque o caixa do CriciumaPrev não será mais suficiente.

 

O primeiro

Som Maior FM e A Tribuna começam amanhã a serie de entrevistas especiais com os candidatos a governador.

As entrevistas serão feitas ao vivo na Som Maior, a partir de 7h30. Direção de 20 min.

A primeira será com Gelson Merisio, PSD.

 

O carvão

Depois da entrevista na Som Maior FM, Merisio terá reunião com empresários do carvão da região.

Vai discutir propostas para o setor.

 

O primeiro

Mauro Mariani, MDB, foi o primeiro candidato a governador a ter seu registro deferido pelo TRE, ontem.

Não houve nenhum pedido de impugnação contra sua candidatura.

 

Subindo a serra

Quando esteve em Criciúma, o ex-governador Raimundo Colombo, candidato ao senado, garantiu apoio de um grupo de aliados na região da serra para a candidatura de Ricardo Guidi, PSD, a deputado federal.

Ontem, o deputado estadual Gabriel Ribeiro, PSD, de Lages, que é parente de Colombo, anunciou dobradinha com Guidi. O vereador de Lages, Jair Junior, também participou da reunião.

 

Ainda fazendo filiação

Em campanha à reeleição, o deputado estadual Valmir Comin, PP, encontrou em Içara um jovem que pediu para se filiar. Hiago Rodrigues.

Mesmo surpreso, Comin não perdeu tempo. Puxou a ficha e colocou à mesa.

 

No Jornal Nacional

Ontem foi a vez de Geraldo Alckimin, PSDB, ser entrevistado no Jornal Nacional, na Globo.

Ele se saiu bem. Objetivo, claro, mostrou conhecimento de todos os assuntos tratados.

Os entrevistadores, Willian Bonner e Renata Vasconcelos, continuam impertinentes, confundindo entrevista com debate/confronto.

 

Depois de Lula

A situação da candidatura se Lula deve começar a ser definida amanha, sexta-feira.

O TSE deve julgar um pedido para que Lula seja impedido de participar do horário eleitoral como candidato.

O horário eleitoral para os candidatos a presidente vai começar o sábado.

O TSE deve aprovar o pedido e barrar Lula. Será o primeiro movimento para cassação da sua candidatura. Que deve sair nos primeiros 10 dias de setembro.

Só depois disso é que o quadro estará montado para a eleição presidencial e projeções regras poderão ser feitas.

Porque vai passar a ter o candidato de Lula no páreo. E nos debates e na televisão.

E só o tempo vai dizer quanto do potencial de votos de Lula vai para o seu indicado.

 

A bandeira de Ciro

Em 2000, crise na cidade, desemprego em alta, Décio Góes era candidato a prefeito e empunhou como principal bandeira de campanha a criação de 10 mil empregos. Deu certo. Ajudou a elegê-lo.  

Agora, na eleição presidencial, Ciro Gomes lembra Décio ao prometer limpar a ficha dos milhares de brasileiros que estão no SPC.

 

Ela merece!

A câmara de vereadores de Criciúma vai fazer homenagem na segunda-feira à ex-presidente da Associação Vida Ativa, Maria Luiza Lessa, que morreu em primeiro de setembro de 2017.

Por sugestão do promotor de justiça Alex Cruz, a câmara vão aprovar uma moção de aplauso pelo trabalho que fez pela causa dos portadores de deficiência.

Cadeirante, Maria Luiza foi um exemplo de energia, determinação e coragem.

A câmara ainda poderá aprovar o seu nome para uma rua da cidade.

 

Dois craques

ADVB faz evento hoje em Criciúma com dois craques do mercado. Mário Neves, presidente da NSC Comunicação (ex-RBS Santa Catarina), e Zefiro Giassi, fundador e presidente da rede Giassi de Supermercados.

Os dois vão compartilhar suas trajetórias profissionais e cases de sucesso. O evento será aberto a todos os interessados e faz parte do Projeto ADVB Inspira, realizado em todo o estado em parceria com o Sebrae.

Antes disso, Zefiro Giassi vai inaugurar em Araranguá, pela manhã, a primeira loja da Combo, a rede de atacarejo que começa a montar.

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito